Close

04/09/2018

Tipos de energia não renovável, quais são elas?

Você sabe o que é energia não renovável e quais são elas? Pois, sabia que entender não somente o conceito como também os exemplos e impactos que podem ser causadas por elas é de suma importância para o planeta!

O conceito é basicamente entender que se trata de fontes de energia que estão amplamente presentes na nossa natureza, porém em quantidades limitadas.

Isso quer dizer que elas não podem ser renovadas se por ventura vierem a acabar por completo – e isso é uma preocupação bastante latente no mundo moderno que vivemos!

Sua limitação se dá basicamente em decorrência da sua origem orgânica, podendo ser vegetal ou animal, e que ainda levam milhões de anos para conseguirem se formar na natureza.

Atualmente podemos citar diversos exemplos de energia não renovável, sendo as mais tradicionais:

  • Petróleo
  • Gás natural (convencional e de xisto)
  • Carvão mineral
  • Combustíveis nucleares (urânio é o principal)

Quer se aprofundar mais nesse assunto e entender como a energia não renovável pode ser vantajosa e ao menos tempo não?

Então continue lendo mais sobre isso no decorrer desse artigo agora mesmo e conheça mais aspectos quando ao seu uso e outras alternativas que estão sendo adotadas no mundo todo!

energia não renovável – conheça as vantagens e desvantagens do seu uso!

Confira primeiramente abaixo as vantagens desse tipo de energia e porque ela ainda é amplamente usada:

  • A energia não renovável consiste em uma energia usada a muito tempo e por isso a tecnologia aplicada e infraestrutura já é bem consolidada
  • Se comparada com outras fontes de caráter renovável, em grande parte dos casos, ela pode apresentar um investimento mais baixo e por isso essa é a fonte mais usada pela maioria dos países, principalmente àqueles em processo de desenvolvimento e que sejam considerados mais pobres.
  • O petróleo não somente permite a geração de combustíveis, como a gasolina, por exemplo, como também tem a capacidade de gerar uma série de outros derivados de suma importância.

Confira abaixo a lista de desvantagens agora e descubra porque em algum tempo esse sistema deverá ser repensado:

  • A desvantagem mais evidente consiste no fato de que elas não são renováveis. Isso quer dizer que em um dado momento elas simplesmente deixarão de existir e se não houver investimento em outras alternativas os problemas serão enormes!
  • A queima de combustíveis fósseis acaba gerando uma grande quantidade de poluição na atmosfera, o que acarreta uma série de prejuízos à nossa saúde, principalmente se tratando das grandes cidades.
  • Determinados gases poluentes, que são provenientes da queima de combustíveis, acabam sendo um agravante para a geração do que chamamos de efeito estufa e aquecimento global. Por esse motivo são altamente nocivos para o meio ambiente.
  • A chuva acida também pode ser acarretada em decorrência da queima de combustíveis!
  • Por serem considerados altamente inflamáveis, os combustíveis da energia não renovável precisam de maiores cuidados para o processo de estocagem, pois os riscos de explosões nos reservatórios são alarmantes!
  • Há também riscos de se poluir oceanos em mares no processo de transporte do petróleo, o que podem ser uma catástrofe ambiental como infelizmente já vivenciamos em diversas oportunidades.
  • No caso do urânio há ainda a ampla desvantagem acerca da sua complexidade de manipulação junto às usinas nucleares. Um acidente de qualquer magnitude pode ser um risco eminente para a população e meio ambiente!

Como ficou evidente, embora seja uma estrutura presente na nossa realidade atual, as desvantagens são muito maiores do que as vantagens em si, o que está trazendo uma profunda reflexão quanto ao seu uso!

Por isso, há uma forte tendência de que em um futuro muito próximo o investimento em energias renováveis cresça de forma considerável, principalmente porque muitas empresas e governos já entenderem essa vertente.

Agora que você já sabe mais sobre a energia não renovável, aproveite para entender melhor como funciona a energia solar e saiba como contribuir não somente com o seu bolso como também com o planeta! Leia o artigo O que é energia solar para saber mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *