Close

12/06/2018

Placa de aquecimento solar já existe no Brasil?

Apostar no mercado de energia solar tem se tornado um negócio cada vez mais lucrativo. Mas ainda existem muitas dúvidas referentes ao serviço de aquecimento solar.

O aquecimento solar pode ser obtido através de placas que conseguem transformar a luz do sol em energia, substituindo assim o sistema tradicional das redes públicas de fornecimento.

Além de ser altamente útil para quem quer diminuir os dígitos do consumo de energia, também podemos citar o uso do aquecimento solar como uma estratégia extremamente sustentável.

Mas se você tem dúvidas a respeito desse assunto, descubra o que é o aquecimento solar, quais são as suas vantagens, e saiba se esse sistema existe no Brasil.

Entenda melhor no que consiste o aquecimento solar

O aquecimento solar é obtido através de placas fotovoltaicas, que são instaladas em um telhado e conseguem transformar a luz solar em energia de aquecimento.

Se você gosta de tomar um banho quente depois do trabalho, ou ainda ligar o aquecedor naqueles dias mais frios, pode entender como isso é importante para o conforto e bem-estar.

  • Como funciona:

As placas são posicionadas em locais de grande incidência solar. Por exemplo, o telhado. Com isso, elas convertem a luz em energia, e promovem o aquecimento solar.

O calor é transportado para a água através de tubos que estão localizados dentro da placa. A água aquecida, por sua vez, é acumulada em um reservatório com isolamento térmico.

Ela poderá ser usada, por exemplo, em chuveiros. Ou ainda servir de combustível para aquecedores elétricos ou que funcionam a gás.

Sendo assim, a água permanece aquecida, e pode ser usada posteriormente. Todo esse sistema funciona de fora completamente inofensiva, não agride o meio ambiente e não compromete a camada de ozônio!

  • O que é a circulação forçada ou bombeada?

Se você deseja abastecer um grande espaço com água através do aquecimento solar, também pode apostar na utilização de motobombas. A esse processo damos o nome de circulação forçada ou bombeada.

Ele é comumente utilizado, por exemplo, para encher piscinas ou grandes espaços com água aquecida através do sol.

O que fazer se a água aquecida não for suficiente?

Um dos receios de quem usa o aquecimento solar é não ter água quente o suficiente para suprir as necessidades. Nesse caso, você poderá utilizar a rede de fornecimento para completar as necessidades.

Mas os sistemas de aquecimento solar também acompanham um sistema auxiliar. Ele entra em ação quando a água não é suficiente. Esse sistema de auxílio pode ser a gás ou elétrico.

  • Por que usar o aquecimento solar?

Depois de entender sobre como funciona o aquecimento solar, você pode ter dúvidas sobre quais são as reais vantagens de utilizar esse sistema. A verdade é que são muitas!

  1. Fonte renovável:

O primeiro ponto que vamos destacar é o fato de se tratar de uma fonte renovável. Ou seja, a luz do sol não corre o risco de acabar, como é o caso do petróleo.

Quando você utiliza o aquecimento solar, portanto, não coloca o planeta em risco!

  1. Economia:

Você pode obter uma incrível economia em sua conta de luz se passar a utilizar o aquecimento solar. Geralmente, esse é um dos processos mais pesados em gasto de eletricidade.

Existe aquecimento solar no Brasil?

O sistema de aquecimento solar já é uma realidade no Brasil, e utilizado por muitas pessoas. Esse sistema se mostrou extremamente útil tanto para empreendedores quanto para consumidores.

Mesmo que você ache que o aquecimento solar custa caro, se colocar na ponta do lápis, a economia é enorme, e os benefícios ambientais incalculáveis.

Por isso conhecer o serviço de aquecimento solar é essencial. Se você deseja trabalhar com isso, pode apostar em procurar uma franquia desse tipo de fornecimento.

Mas há também a possibilidade de utilizar o sistema de aquecimento solar para autoconsumo. Independente de sua intenção, conhecer esse tipo de energia, e entender quais são as vantagens por trás dela é crucial.

Leia também o que dissemos sobre: instalação de placa solar é complexa? Entenda como isso acontece, e se você terá um grande trabalho para aderir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *