Close

09/10/2018

Energia solar fotovoltaica como funciona

A conta de energia está cada vez mais alta e isso é um fator que preocupa muitos brasileiros. Mas este problema pode ser resolvido com um sistema de Energia solar fotovoltaica como funciona.

Você já ouviu falar nesse sistema? Se não, fique tranquilo, nós vamos explicar direitinho como ele funciona.

Também conhecido como sistema de energia solar, o sistema de Energia solar fotovoltaica tem finalidade de produzir energia elétrica para reduzir ou até mesmo eliminar o consumo de energia da rede pública.

Com isso, você produz sua própria energia através do sol e pode até receber créditos por isso, que poderão ser utilizados em até 5 anos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando!

Como funciona um sistema de Energia solar fotovoltaica

Este sistema é formado por um conjunto de células fotovoltaicas que unidas formam um painel solar. O sistema funciona por meio de um fenômeno físico que permite que a luz solar seja convertida em eletricidade.

O efeito fotovoltaico ocorre quando a luz solar ou radiação eletromagnética do sol incide sobre o painel. Assim, os materiais semicondutores produzem a energia em corrente contínua.

Para transformar a corrente contínua em corrente alternada (que é a que utilizamos nas tomadas) é necessário um inversor de corrente, que faz parte do equipamento total de produção de energia solar.

A energia produzida pelo sistema de Energia solar fotovoltaica como funciona é primeiramente aplicada e distribuída para a rede elétrica do local. Caso a energia consumida seja menor do que a produzida, o excedente é transferido para a concessionária.

A energia transferida fica em forma de crédito para ser utilizada posteriormente, em até 5 anos. Toda a energia excedente, que é transmitida para a concessionária, é medida através do um medidor de energia.

Assim, é possível ter controle da quantidade de crédito de energia você terá disponível. Caso você gaste mais do que produza, você pagará apenas a quantidade excedida.

Toda energia que é produzida durante o dia e o que não está sendo utilizado no ambiente é transferido para que seja utilizado posteriormente. Se você quiser também é possível utilizar esse crédito em outra residência.

Porque investir em energia solar

Com a conta alta, por mais você tente economizar, quando está na bandeira vermelha o preço chega a ser exorbitante. Por isso, é interessante buscar formas de produzir sua própria energia.

Nesse caso, a energia solar é a melhor opção. O sistema de Energia solar fotovoltaico, que transforma a energia solar em elétrica, tem finalidade de produzir energia para reduzir ou até mesmo eliminar o consumo da rede pública.

Com isso, você produz sua própria energia através do sol e pode até receber por isso. Ou seja, você quase não gasta energia da concessionária e quando gasta, pagará apenas pelo pouco que gastou.

Como um sistema de Energia solar fotovoltaica pode reduzir sua conta de luz?

Com esse sistema, sua conta de luz irá reduzir significativamente, podendo chegar até ao valor mínimo pago pela concessionária. Isso porque agora você será o próprio dono da energia.

Quando você compra um sistema de energia solar você passará a produzir energia através do sol e sem custo algum, apenas o da aquisição do equipamento.

Muitas ficam com o pé atrás em relação a este sistema, pois acreditam que se não tiver sol, eles irão ficar sem energia, mas isso é um mito. Como vimos acima, o sistema é interligado com a distribuidora de energia.

Isso significa que caso a produção de energia solar não seja suficiente, você receberá a energia vinda da concessionária. E se a energia que for produzida durante o dia não for consumida no ambiente, você ficará com o crédito.

Assim, sua conta de luz ficará da seguinte maneira: O valor que você consumiu da concessionária, menos o valor produzido por você. Caso essa subtração dê positiva, você deverá pagar o resultado para a concessionária.

Mas se o resultado der negativo, ele será o valor do crédito que você terá na distribuidora.

Foi possível aprender como funciona o sistema de Energia solar fotovoltaica como funciona. Agora você já pode adquirir e ficar livre dos valores exorbitantes da conta de luz.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *