Energia renovável no Brasil

Nos dias de hoje estamos vivenciando uma fase que pode ser considerada uma das mais favoráveis da nossa história acerca da energia renovável no Brasil!
Não é preciso buscar muitas informações para se ter o entendimento que o Brasil já está ocupando o quarto lugar no ranking mundial referente à produção de energia renovável, e isso é extremamente positivo!
Essa constatação permite indicar que o Brasil somente está atrás da Índia e demais grandes potencias mundiais, sendo nada mais, nada menos, do que a China e Estados Unidos.
Para se ter uma ideia sobre esse aspecto, basta salientar que na ultima década a energia de caráter renovável teve um expressivo crescimento, chegando a 30% no país.
É importante ainda destacar que a matriz energética do Brasil é formada por uma variedade de fontes, que ainda incluem, por exemplo, o petróleo e derivados dele (gasolina, gás de cozinha, e outros).
Isso pode ajudar a representar que conforme o nosso país eleva sua capacidade de promover energia por meio de fontes mais alternativas pode-se também acompanhar a possibilidade de uma maior capacidade de recuperação diante de fenômenos mais extremos.
Além disso, o Brasil é extremamente beneficiado para conceber um padrão de geração de energia desse porte, visto que somo um país tropical e de clima favorecido!
Energia renovável no Brasil! – o que o futuro nos reserva!
Uma das maiores metas levadas em consideração recentemente é de que mais de 84% de toda a energia elétrica brasileira deveria ser de fonte renovável, porém, como todos sabemos as hidrelétricas ainda são nossas principais fontes.
As hidrelétricas são responsáveis por mais da metade de toda a geração de energia nacional, porém há ainda outras fontes que permitem representar os demais 16% de toda essa energia elétrica.
Entre tais fontes renováveis, podemos destacar amplamente a energia solar e todos os seus vários benefícios!
No país, a fonte de energia renovável com mais potencial para um amplo desenvolvimento é a solar, que tende a conquistar ainda mais espaço não somente nas usinas, mas também nas residências de muitas pessoas.
Isso porque a instalação dos painéis fotovoltaicos (que podem ser adaptados os telhados das moradias) permite a abertura de uma grande oportunidade para que cada um consiga gerar sua própria energia.
Diante desse aspecto, o governo já revelou que está estudando algumas maneiras para promover ainda mais esse tipo de geração de energia em todo o país.
Isso porque o segmento pode ser um dos caminhos mais assertivos para ajudar a compor a matriz energética no país. Por isso, o governo está se mantendo em busca está procurando novas formas de incentivo para o setor.
Uma tendência que ajudará a conter os elevados gastos com eletricidade
Quem se prontificar a investir nesse sistema certamente poderá ter uma grata surpresa ao receber a sua conta de luz no final do mês!
O impacto positivo é muito (muito mesmo) evidente! Isso porque os gastos podem chegar a nada mais, nada menos do que zero, o que já é uma grande economia mensal e que ajuda a pagar o investimento da instalação!
O lado bom é que com o passar dos anos as placas fotovoltaicas deverão sofrer ainda mais quedas de preços do que já foi feito.
Isso é se grande importância para estimular cada vez mais a dinâmica do mercado e assim promover ainda mais uma concorrência positiva para o consumidor final.
Outro ponto é que a amplitude dessa concorrência deverá ainda estimular um outro aspecto fundamental, que consiste em um maior valor de investimento em tecnologias e inovações!
Tais avanços poderão favorecer substancialmente que muito mais pessoas, acabem recorrendo ao seu uso, o que é ótimo para a economia do mercado, e acima de tudo para o meio ambiente, uma vez que estamos falando de uma energia renovável e sustentável!
Essas foram as dicas e orientações sobre a energia renovável no Brasil! E você? Está pensando em tornar esse importante investimento em uma realidade também? Aproveite para ler também o artigo Geração de Energia Solar em Casa!