Close

20/09/2018

Quem são as empresas pioneiras em energia solar no Brasil?

O desenvolvimento de energia solar no Brasil faz parte de um movimento bastante recente no nosso país, que foca na busca por mais sustentabilidade e por mais economia.

Durante muito tempo esse mercado não existiu por aqui, e parecia ser uma realidade muito distante. Hoje já está em curso, e sabemos que várias empresas sérias foram pioneiras nessa direção.

Assim sendo, a seguir nós vamos te apresentar as empresas pioneiras em energia solar no Brasil, e tudo de bom que elas fizeram pelo nosso país nesse sentido. Vem conferir.

Conheça as empresas que foram pioneiras na energia solar no Brasil

Como comentamos previamente o Brasil demorou a despertar para a possibilidade de produzir energia solar, especialmente se considerarmos que se trata de um país de dimensões continentais e totalmente tropical, “abençoado por Deus e bonito por Natureza”, já dizia a música de Jorge Ben Jor.

Felizmente estamos correndo contra o tempo para nos atualizarmos diante da demanda crescente por energia sustentável, e cada vez surgem mais empresas interessadas em investir nesse setor.

Curiosamente, no entanto, inicialmente não era assim, e a maioria dos empreendimentos e organizações resistia à ideia da energia solar no Brasil, acreditando que não iria vingar.

Felizmente algumas instituições acabaram sendo pioneiras e mostraram o caminho para todo um mercado, que hoje não para de evoluir e mostrar todo o seu potencial. A seguir nós vamos te apresentar algumas delas, e provavelmente você vai se surpreender com alguns nomes presentes nessa lista:

  • Oi – Sim! A gigante das telecomunicações está investindo cada vez mais em energia solar no Brasil. Tanto isso é verdade que o conglomerado está construindo duas fazendas solares na região de Minas, afim de desenvolver-se mais nessa área de atuação;
  • Solar Brasil – É uma das empresas mais antigas desse mercado no nosso país. Ela atua desde 1985 nesse setor, contando com equipamentos importados e com metodologia certificada;
  • Órigo Energia – Da nova leva de empresas que começaram a atuar com energia solar em solo brasileiro a Órigo Energia é uma das mais novas e mais participativas dentro desse cenário;
  • BlueSol – Atua desde 2009 no setor de energia solar e alcança resultados impressionantes por todo o Brasil, aderindo inclusive ao sistema de franquias;
  • Sunergia – Também é bastante aclamada nesse setor, e cada vez se mostra maior e mais capaz dentro desse meio, no qual é uma das grandes pioneiras;

A importância da energia solar no Brasil

O nosso país demorou muito para engrenar quando o assunto é energia solar. Por muito tempo não tivemos iniciativas nessa direção, mostrando todo o nosso atraso quando o assunto é geração energética.

Contávamos com a energia das hidrelétricas e do gás, que são ambas muito caras, poluentes e em vários níveis perigosas. Além disso, para que tenhamos energia dessas fontes precisamos esgotar recursos naturais, dependendo inclusive dos mesmos, e nos momentos em que nosso país enfrentou crises hídricas também sofreu com o risco de racionamento energético.

A boa notícia é que aos poucos os governos começaram a acordar para essa nova realidade e foram abrindo as portas para que empresas começassem a atuar nesse setor com mais liberdade.

Uma das ações positivas que nos ajudou nesse sentido foi a isenção de uma série de impostos para os que usam energia solar e também o incentivo de financiamentos para quem quer ter esse tipo de sistema, aumentando o interesse do cidadão comum por esse tipo de atividade.

Não demorou para que cada vez mais pessoas tivessem interesse em ter energia solar em casa, e com isso mais negócios nesse meio foram sendo fomentados e alimentados, o que é sempre muito positivo!

Hoje o número de empresas nesse mercado é enorme, tão grande quanto o número de clientes, e felizmente nos vemos crescendo nessa área, produzindo mais energia limpa e sustentável, gastando menos com produção energética e nos alinhando a realidade internacional!

Como você pode ver as empresas que são pioneiras em energia solar no Brasil são as mais variadas, e a preocupação de cada uma delas em fazer com que nosso país entrasse no mapa desse tipo de geração energética fez com que nós despertássemos para as possibilidades que essa matriz pode nos trazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *