Close

06/12/2018

Qual o país que mais investe em energia solar?

Atualmente, pode-se dizer que a energia solar vem se destacando muito por ser uma fonte alternativa que gera energia elétrica no mundo todo. Assim, é bastante abundante até mesmo nos países que se encontram no norte do mundo, os quais são mais frios, porém no verão o sol brilha muito e fornece todo calor necessário para a produção desse tipo de energia.

Além disso, tanto os governos como as empresas privadas estão cada vez mais procurando investir em energia solar como uma maneira de não causar tantos impactos no mundo, além ainda de reduzir gastos e diminuir a dependência de combustíveis fóssil, o qual é mais poluente.

Assim, pode-se dizer que o uso de energia solar no mundo já se tornou uma alternativa extremamente importante para se gerar energia elétrica, onde além das instituições privadas e públicas, tal ação ecologicamente correta vem atraído diversos cidadãos a tomarem essa consciência.

Conheça mais sobre qual o país que mais investe em energia solar

Nos dias atuais a instalação de energia solar tanto em residências como em indústrias, vem se mostrado como um investimento cada vez mais acessível. Assim, é interessante que você conheça os países que mais investem em energia solar. Confira!

  1. A China é um dos países que mais investe em energia solar, onde de acordo com alguns dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), esse é o país que apresenta maior capacidade de se produzir energia solar instalada.

Além disso, a China ainda lidera o ranking de países que mais fizeram a instalação de sistemas fotovoltaicos no ano passado, o que corresponde que o país possui a maior fazendo de energia solar do mundo.

  1. Como segundo país que mais investe em energia solar se encontra o Japão, o qual possui uma produção mundial de cerca de 15% de energia solar instalada, sendo que a maior preocupação do país é com o uso maior de fontes que sejam de energias limpas.
  2. Em terceiro lugar se encontra a Alemanha no ranking dos países que possuem maiores capacidades para produzirem energia solar em todo o mundo, e apesar de ser um país com baixa insolação, a Alemanha é responsável por cerca de 14% da produção global.

No país, a energia solar fotovoltaica é ainda produzida por meio da radiação solar difusa, a qual se torna bastante viável até mesmo nos dias nublados e chuvosos.

  1. Como quarto país se encontra os Estados Unidos, que apresenta aproximadamente 14% de capacidade instalada da geração de energia solar do mundo.

No entanto, o país ficou em segundo lugar na instalação de novos sistemas de energia solar fotovoltaica no ano de 2016, onde a capacidade corresponde a quase 20% dos novos módulos instalados.

  1. Como quinto país que mais investe em energia solar encontra-se a Itália, a qual possui uma capacidade para poder gerar 19.330 MW de energia solar, correspondendo a quase 7% da produção mundial.

Porém, em relação a instalação de novos sistemas para ter um aumento na capacidade de produção de energia solar fotovoltaica, não se notou um aumento expressivo nesse período, mas o país se destaca por conta da utilização da fonte renovável que vai muito além do abastecimento de residências.

  1. Já no caso do Brasil, segundo um relatório da IRENA, o país tem produzido bastante de energia vindo de fontes limpas, porém uma pequena quantia vem da fonte solar.

No entanto, no dia a dia, o país tem sofrido bastante com a falta de chuvas e consequentemente com o desabastecimento de represas utilizadas por hidroelétricas, o que acaba resultado no aumento nas contas de luz devido ao acionamento das termoelétricas, além dos riscos de racionamentos e apagões.

Portanto, pode-se dizer que em contrapartida, o Brasil é um território bem amplo e com ótima insolação, porém as políticas públicas ainda acabam subestimando o poder da energia solar, o que é muito diferente do que ocorre nos países que foram mencionados acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *