Close

25/10/2018

Placas solares: qual o papel delas no projeto?

Para muita gente o termo “placas solares” pode soar completamente desconhecido e confuso, mas o fato é que essas são peças primordiais para a geração de energia solar.

É claro que estamos falando de equipamentos novos e que estão fora da realidade da maior parte das pessoas, mas a tendência é que eles passem a ser parte do nosso dia a dia com cada vez mais força, uma vez que a energia solar vem se tornando mais popular no nosso país.

A seguir nós falaremos um pouco mais sobre placas solares e de que modo elas são necessárias e insubstituíveis nos projetos de desenvolvimento de energia elétrica a partir dos raios solares. Vem conferir e se surpreender!

Entenda o que são as placas solares

É bem possível que você já tenha visto imagens de placas solares, mas talvez não entendeu do que se tratava e isso gerou em você uma enorme confusão e dificuldade de interpretação.

Não tem problema. Abaixo nós vamos explicar mais a fundo o que elas são, para só depois apontar a sua serventia dentro do sistema de geração de energia solar!

Placas solares são nada mais nada menos do que painéis que recebem a luz solar. Elas são o primeiro material que o Sol atinge dentro do sistema de geração de energia a partir dessa matriz.

Elas são compostas de células fotovoltaicas, produzidas a partir de diferentes materiais. A ideia é que essas células tenham seus elétrons movimentados sempre que recebem raios solares, e esse movimento é o que gera a corrente elétrica, tão necessária para o uso em indústrias, em empresas e claro, em residências.

Como as placas solares funcionam?

De certo modo explicamos anteriormente como elas funcionam! Elas recebem os raios solares, e os elétrons existentes em suas células fotovoltaicas acabam se movimentando, e desse movimento vem a corrente elétrica, que vai abastecer os ambientes nos quais a instalação do sistema foi feita.

Trata-se de uma tecnologia complexa, na qual as placas solares acabam sendo as principais protagonistas. O tamanho das placas, assim como o material a partir do qual elas são produzidas faz toda a diferença na hora de definir quanta energia o sistema vai produzir, então dá para perceber o quanto elas são relevantes para a geração energética fotovoltaica.

As vantagens do sistema de energia fotovoltaica

As placas solares fotovoltaicas são cada vez mais procuradas dentro do mercado nacional, o que é curioso, uma vez que até muito pouco tempo isso não acontecia.

Foi recentemente que vimos o Brasil passar a produzir mais energia fotovoltaica, contando inclusive com o apoio governamental nessa direção, o que é sempre muito positivo.

Não é por acaso que o Estado decidiu apostar nessa direção. Existem de fato muitas vantagens em se produzir energia fotovoltaica. A seguir vamos listar algumas para você:

  • A energia fotovoltaica é limpa – Ao contrário do que ocorre com outros tipos de energia não existe nenhum tipo de poluição na energia solar. Ela inclusive não agride o meio ambiente em termos de som ou em termos visuais;
  • A energia fotovoltaica é sustentável – Ela depende dos raios solares para existir, que sempre estão se renovando. Além disso, ela não prejudica o meio ambiente, não interfere na fauna ou na fauna em nenhum grau;
  • A energia fotovoltaica traz economia – Energia proveniente de gás e de água costuma ser bastante cara, especialmente em tempos de seca. A energia solar representa uma economia nesse sentido, trazendo alívio para o bolso das famílias, das empresas e também das indústrias;

Como você pode ver as placas solares são elementos necessários para o desenvolvimento dos sistemas fotovoltaicos. Sem elas a geração de energia solar é completamente inviável e totalmente impossível.

Vale a pena buscar as melhores placas solares, para tornar o seu sistema de fato funcional e eficaz e assim ter uma boa cota de energia solar para te ajudar em suas necessidades, sejam elas quais forem.

As placas solares são variadas e diversificadas. Você com certeza encontrará sem dificuldades uma que se adeque ao que você precisa e espera, o que é sempre positivo. Pesquise bastante até escolher as que melhor contemplam o que você espera e precisa, porque assim vai funcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *