Close

22/11/2018

Painel de energia solar é caro?

Ao se pensar na realização de um projeto de energia solar de residência é essencial ir até alguma empresa especializada e solicitar o orçamente para ter conhecimento se o painel de energia solar é caro ou não, onde muitas vezes, a empresa possui uma ideia sobre quais serão todos os custos envolvidos.

Mas, normalmente o custo de um sistema de energia solar fotovoltaico irá depender muito do tamanho e do quão é complexo a instalação. Por isso, a grande variação do preço entre os fornecedores está relacionada com a qualidade dos componentes que se utiliza, além do tamanho da empresa e a complexidade.

No caso do Brasil, esse é um dos poucos países de todo o mundo que recebe todos os anos mais de três mil horas de sol, e com isso, a média nacional de irradiação todos os dias fica aproximadamente em torno de oito, o que garante chances favoráveis para se gerar energia solar, o que pode não sair caro.

Saiba mais se o painel de energia solar é caro

Atualmente, a obtenção de energia elétrica através da luz do sol vem se tornando uma alternativa limpa, porém todo o procedimento ainda é pouco usado nas residências, indústrias, entre outros locais.

Mas, de uma maneira geral, é interessante que você tenha conhecimento se o painel de energia solar é caro ou não, pois o principal motivo para se aproveitar a energia solar está também bastante relacionado aos custos, além ainda da falta de informação sobre os painéis fotovoltaicos.

Assim, em relação ao contexto do Brasil, para os especialistas, o país apresenta condições favoráveis para a opção de energia elétrica obtida por meio da luz solar, onde para se ter uma ideia, a incidência de sol no Brasil é muito maior do que qualquer outro país que faça muito mais investimento nesse novo tipo de energia, como é o caso da Alemanha, por exemplo.

Custos e vantagens do painel de energia solar

Mesmo o cenário do uso do painel de energia solar sendo favorável no Brasil, existem muitos gastos em relação a instalação, os quais são bastante elevados quando se compara com os modelos tradicionais de geração de energia elétrica.

No entanto, recentemente, o governo vem procurado incentivar esse modelo de energia juntamente com a nova resolução da Aneel, a qual é conhecida como a Agência Nacional de Energia Elétrica, sendo aprovada em dezembro uma medida que tem a permissão dos consumidores em fornecerem a energia que sobra dos seus painéis solares e a obtenção de créditos na conta de luz.

Mas, normalmente como os módulos são capazes de gerar energia apenas de dia, isso acaba saindo caro, pois é preciso manter as baterias de armazenamento de energia excedente durante a noite.

Assim, a medida da Aneel garante que a sobra de energia seja toda injetada na energia elétrica, para que em seguida possa se receber uma compensação da distribuidora.

Dessa forma, todos os meses os usuários pagam somente o valor da diferença entre a energia que foi consumida da rede pública e aquela que foi gerada e colocada na rede. Mas, para isso, nas casas são geralmente colocados alguns medidores, ou seja, um para o consumo e outro para a geração.

Portanto, se você desejava saber se o painel de energia solar é caro, saiba que o custo de todo o sistema de energia solar fotovoltaico depende muito do tamanho e também da complexidade da instalação que será realizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *