Close

17/06/2018

O que é energia solar?

Você sabe o que é energia solar? Pois, saiba que essa é uma energia proveniente da luz e também do calor solar que não são somente é aproveitada como também visa o uso de inúmeros tipos de tecnologias diferentes.

Uma das mais recorrentes nesse sentido é por meio do aquecimento solar, bem como a energia fotovoltaica, energia heliotérmica e também a chamada arquitetura solar!

Vale salientar que hoje em dia a energia solar é vista como sendo uma importante fonte de energia de caráter renovável, e claro, sustentável, o que a consolida como uma tendência crucial para o futuro.

De maneira mais geral, pode-se dizer que a energia solar é justamente a energia derivada do Sol, considerando a forma de radiação solar – ou seja, ela é permanente, abundante e acessível a todos nós.

Diante de todos esses aspectos não fica difícil entender porque se trata de uma alternativa formada por uma série de potenciais de grande relevância para o planeta e para todos os seres vivos.

Tanto é que em poucos anos estima-se que seu uso será uma importante alternativa para resguardar o nosso meio ambiente, se tornando muito mais competitiva e atraente para o consumidor final, uma vez que se trata de um investimento que pode ser recuperado rapidamente.

Quer saber mais sobre esse assunto e entender de forma mais consistente o que é energia solar? Então leia mais sobre agora mesmo!

O que é energia solar – entenda de fato o grande potencial envolvido ao seu uso!

É importante destacar que a energia solar é amplamente vista como uma fonte inesgotável por meio do entendimento humano!

Seu potencial é de fato bastante expressivo, principalmente quando comparado com outros tipos de fontes de energias que conhecemos e temos acesso.

Hoje fontes como o carvão, urânio, petróleo e o gás natural são consideradas fontes não renováveis de energia, e que muito provavelmente poderão se esgotar ao longo dos anos – mas, isso não é associado à fonte solar.

Isso porque assim como outras fontes alternativas, essa é uma energia que possui um potencial de renovação anual e constante.

Vale salientar que atualmente existem diversas formas diferentes de aproveitar substancialmente a energia solar como uma importante fonte de energia renovável.

As principais tecnologias que permitem esse uso são:

  • Energia solar térmica: Consiste em uma forma de energia alternativa que visa o aproveitamento da energia solar para tornar possível a geração de energia térmica ou energia elétrica, que pode ser destinado ao uso doméstico ou para indústrias.
  • Coletor solar / aquecedor de água solar: Trata-se de alternativa muito mais difundida hoje em dia que visa o aproveitamento da energia solar térmica para o aquecimento da água usada para tomar banho (residencial). São os conhecidos aquecedores solares que também têm a capacidade de promover água quente para indústrias!
  • Energia solar térmica heliotérmica: Outra alternativa que permite usar o calor da energia solar para a geração de energia elétrica. Em grande parte dos casos recorre-se ao uso de concentradores, que podem ser espelhos. Eles permitem focar toda a energia captada em um determinado ponto especifico, que pode ser no alto de uma torre ou até mesmo em um tubo à vácuo.
  • Energia solar fotovoltaica: fora todos os processos citados acima, é possível que a energia solar seja amplamente convertida em energia elétrica e atualmente a energia fotovoltaica é considerada uma das fontes mais limpas de energia que se mantém em amplo crescimento em todo o mundo!

Uma tendência e uma lista imensa de expectativas promissoras!

A energia solar não se trata apenas de um investimento para quem recorre ao seu uso, visto que ela é muito mais barata do que a energia que temos acesso de forma tradicional!

Ela é também um exemplo de que se pode resguardar o meio ambiente e preservar nosso planeta diante de uma energia realmente limpa e renovável!

Agora que você já sabe mais sobre o que é energia solar, aproveite para entender como esse pode ser um investimento realmente promissor para o futuro, lendo o artigo Preço da Energia Solar no Futuro!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *