Close

20/12/2018

Futuro da energia solar

Já parou para pensar no futuro da energia solar no Brasil? Pois, se a sua resposta foi não, saiba que você poderá estar perdendo a oportunidade de render a uma das maiores promessas de inovação em expansão no mercado!

Isso porque a energia solar consiste em uma fonte de primária de energia. Mesmo no caso do petróleo ou do gás natural e outros, pode-se destacar que se tratam de formas indiretas de aproveitamento da energia solar.

Por muitos e muitos anos todos nós tivemos a oportunidade de aproveitar o desenvolvimento de uma série de formas diferentes de recorrer ao uso dessa energia.

Por esse motivo é até mesmo estranho e surpreendente parar para pensar que o atual setor econômico de muitos países, como no caso do Brasil, ainda esteja engatinhando rumo a essa inovação.

A expectativa é que em alguns anos a revolução quando ao uso da energia solar seja realmente ainda mais promissora e há ainda quem acredite que em pouco tempo vivenciaríamos uma ampla transformação no mercado.

Quer se inteirar mais acerca desse assunto e entender porque o futuro da energia solar é agora?

Então continue lendo mais detalhes no decorrer desse artigo e saiba o que pode mudar daqui algumas décadas com relação ao uso da energia solar e sua consolidação no mercado! Confira!

Futuro da energia solar – os sistemas fotovoltaicos e o armazenamento de energia!

Um dos grandes e mais evidentes entraves para o uso e implantação do sistema fotovoltaico se refere à limitação quando ao horário da geração de energia que se permeia durante o período diurno.

Na verdade, a dificuldade de se armazenar energia solar se dá principalmente em decorrência dos valores de venda das baterias, bem como a sua substituição que deve ser feita com uma maior frequência.

Isso ainda é um fator que implica custos que acabam de certa forma, inviabilizando a implantação desse tipo de sistema.

Mas, a expectativa é que essa barreira comece a ser sanada gradualmente, principalmente em decorrência do foco global que está se dedicando a diversas pesquisas para aprimorar o sistema de armazenamento de energia.

A expectativa atual é que até o ano de 2020 os tipos de baterias que poderão ser usadas já possam ser empregues nos painéis fotovoltaicos, que são instalados nos telhados e imóveis e edificações conectadas à rede.

Isso acabará sendo possível devido ao fato de que a evolução da tecnologia usada para a fabricação de baterias de lítio está cada vez mais avançado, podendo atender maiores períodos sem a incidência de luz solar!

Mas, isso não somente poderá revolucionar o uso dessa tecnologia como também poderá impactar positivamente no preço final que será praticado para o consumidor.

Isso porque, quando mais há avanços no setor, mais se permite promover inovações, agregando maior concorrência e assim preços mais atraentes!

Porque a energia fotovoltaica é vista como uma forte tendência para o futuro!

Responder essa questão é mais simples do que possa imaginar, afinal estamos falando de uma fonte de energia absolutamente renovável e que pode ser obtida de forma abundante.

As demais fontes de energia que usamos nos dias atuais não são renováveis, sendo que a sua existência possui uma limitação, ou seja, em um determinado momento poderão simplesmente acabar.

Mas, se tratando da luz do sol isso não é um problema devido ao fato de ser uma fonte inesgotável, e acima de tudo gratuita!

O uso da energia fotovoltaica permite que você consiga driblar os custos provenientes da conta de luz, que como todos sabem, estão cada vez praticando custos inviáveis para o consumidor final.

Essa premissa permite evidenciar que o investimento em um sistema de energia solar consegue ser recuperado em alguns meses, permitindo que você consiga gerar a sua própria energia e ainda contribuir com o bem estar do meio ambiente!

O futuro da energia solar está mais próximo do que se imagina, e refletir sobre esse aspecto é uma forma de se manter sempre um passo à frente!

One Comment on “Futuro da energia solar

Energia fotovoltaica em bh
31/03/2019 em 02:52

Obrigado por compartilhar! Vou acompanhar mais seu blog. Parabéns!!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *