Close

10/06/2018

Energia solar vantagens e desvantagens

A cada dia que passa o mundo evolui e adere a novas tecnologias que visam atribuir facilidades para nossa vida e nesse sentido uma grande parcela das pessoas se pergunta sobre energia solar vantagens e desvantagens.

Para se ter uma ideia mais profunda acerca desse aspecto, basta levar em consideração que nos últimos anos pudemos ter a oportunidade de vivenciar uma série de novas tecnologias para o aproveitamento de energia.

Tais energias renováveis, como no caso da energia solar fotovoltaica e térmica, é uma das que mais sofreram mudanças nesse sentido.

Embora o assunto esteja cada vez mais em voga, o que não faltam são dúvidas sobre o entendimento do seu uso progressivo.

Isso porque muitos sabem de fato que se trata de uma fonte de energia proveniente da luz solar, porém, o que muitos acabam não tendo certeza é sobre os custos envolvidos em seu investimento e benefícios.

Para tanto, nesse artigo você poderá ter a oportunidade de sanar alguns aspectos básicos sobre esse assunto e também descobrir quais são as principais vantagens e desvantagens envolvidas no seu uso!

Energia solar vantagens e desvantagens – entenda melhor como se dá essa tecnologia agora mesmo!

É importante, antes de qualquer coisa, evidenciar que a energia solar consiste em uma energia produzida em decorrência da luz solar, que é justamente convertida em energia útil para todos nós.

Ela pode ser adequada não somente para a produção de eletricidade como também como importante fonte de calor.

Todos os anos o Sol consegue produzir um montante de cerca de 4 milhões de vezes mais energia do que efetivamente conseguimos consumir, o que por si só já revela seu grande potencial de forma ilimitada.

Para entender melhor essa premissa, basta compreender que o em apenas um segundo o Sol consegue atribuir a capacidade de produzir mais energia do que qualquer outra que é usada por todas as pessoas.

Uma outra forma bastante coerente de exemplificar todo esse grande potencial está relacionado ao fato de que o planeta recebe por meio do Sol um consumo superior a mais de 15000 vezes do consumo total de energéticos.

Na verdade, 15% de toda a energia que é emitida por meio do Sol retorna ao espaço. Cerca de 30% acabam sendo perdidos por meio do processo de evaporação.

A energia desse importante “astro rei” ainda é absorvida pelas plantas, terra e também oceanos, e o que resta ajuda a manter um fundamental equilíbrio energético para o planeta!

É uma fonte abundante, absolutamente gratuita e que ainda é de grande valor para o meio ambiente, uma vez que é renovável e sustentável.

Entendendo melhor as vantagens!

Confira abaixo as principais vantagens de recorrer ao uso da energia solar:

  • Ela não é poluente, pois, os equipamentos que fabricam os painéis solares conseguem ser totalmente controláveis!
  • A manutenção da instalação é mínima
  • Os painéis estão se tornando cada vez mais desenvolvidos e potentes, mesmo que os valores estejam cada vez mais competitivos.
  • É uma excelente alternativa para locais considerados mais remotos ou que tenham um acesso mais difícil. Isso porque sua instalação não requer grandes investimentos.
  • Em países como o Brasil, que possui um clima essencialmente tropical, torna-se uma tecnologia extremamente viável.

E as desvantagens? Quais são elas?

Confira abaixo algumas desvantagens sobre o uso da energia solar:

  • Embora seja uma ótima solução diante dos mais variados aspectos, há também uma variação das quantidades produzidas que podem ser justificadas por variações climáticas, o que obriga um sistema de armazenamento de energia.
  • Localizações com uma latitude mais elevada ou mediana podem ser acometidas por quedas bruscas da produção de energia, principalmente nas estações mais frias do ano. Porém, isso não é algo preocupante para um país como o Brasil.
  • O rendimento dos painéis solares possui uma porcentagem relativamente baixa, de apenas 25%. Porém, esse valor tem conseguido uma elevação nos últimos anos em decorrência dos investimentos tecnológicos.

Como ficou evidente, a energia solar vantagens e desvantagens, possui mais atributos positivos do que negativos, e sem a menor sombra de dúvidas é um investimento que visa um futuro realmente promissor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *