Close

11/09/2018

Energia solar como funciona

Para que você entenda a energia solar como funciona, é interessante que você tenha conhecimento de que o uso do sol para a produção de energia se encontra cada vez mais presente em diversas discussões ambientais sobre o uso de fontes renováveis e não poluentes como matrizes de energia.

No entanto, com o alto custo da instalação e fabricação da energia solar, ainda ocorre o impedimento que ela seja amplamente utilizada em todo o mundo. Porém, mesmo nos últimos anos, a energia solar vem possuindo um significativo crescimento.

Tal crescimento vem ocorrendo devido aos programas de incentivo em países, como Japão, Alemanha e Espanha, os quais atuam na ampliação da geração de eletricidade por meio de fontes renováveis, o que evita a emissão de gases que causam o efeito estufa.

Saiba mais como funciona a energia solar

No Brasil, saber sobre a energia solar como funciona é bastante importante, pois no país já foram implementados e formulados diversos projetos que difundem essa tecnologia, além do fato de se consolidarem alguns grupos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Assim, pode-se dizer que a geração de energia solar se encontra ligada diretamente ao efeito fotovoltaico, o qual teve a sua observação pela primeira vez pelo físico francês Alexandre-Edmond Becquerel.

Em relação a esse efeito, ele é conhecido por ser essencial na conversão de energia luminosa que incide sobre materiais semicondutores e que são tratados em eletricidade.

Dessa forma, baseado nele é que são produzidos os painéis solares, em que se formam células fotovoltaicas, as quais são dispositivos semicondutores e que possuem essa propriedade de captação de luz solar e transformação em energia através da geração de uma corrente elétrica que circula em um circuito externo.

Portanto, a energia solar fotovoltaica é conhecida como aquela em que a irradiação solar sofre a transformação de forma direta em energia elétrica, sem que se passe pela etapa de energia térmica.

Assim, as células fotovoltaicas ou também chamadas de células de energia solar são realizadas a partir de materiais semicondutores, em que quando a célula é exposta à luz, grande parte dos elétrons do material que sofre a iluminação é capaz de absorver os fótons.

Com isso, os elétrons livres são transportados através do semicondutor até que sejam puxados por um campo elétrico, o qual é formado na área que junta os materiais por uma diferença de potencial elétrico que existe entre esses materiais semicondutores.

Dessa forma, os elétrons livres são todos levados para fora das células de energia solar, ficando então disponíveis para serem utilizados em forma de energia elétrica.

Em relação a eficiência da conversão, essa é medida conforme a proporção da radiação do sol que incide sobre a superfície da célula que se converte em energia elétrica, onde geralmente as células mais eficientes garantem aproximadamente 30% de eficiência

Além disso, segundo o Ministério do Meio Ambiente, o governo procurou desenvolver diversos projetos de geração de energia solar fotovoltaica para então ser capaz de suprir todas as demandas energéticas, especialmente das comunidades mais isoladas e rurais.

Assim, tais projetos procuraram focar mais em algumas áreas, como por exemplo, o bombeamento de água para proporcionar o abastecimento, irrigação, iluminação pública, sistemas de uso coletivo, atendimento a residências, entre outros.

Portanto, atualmente é bastante comum nas residências a energia solar, especialmente para o aquecimento de água, onde ela não polui o meio ambiente e é capaz de economizar a energia elétrica.

Por isso, é muito interessante que você saiba sobre energia solar como funciona, pois, você pode com isso chegar a economizar até mesmo 100% do valor da sua conta de luz atual, ficando somente com o custo da tarifa mínima de energia, a qual é uma taxa cobrada através da concessionária para manter seu padrão de energia ligado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *