Close

20/11/2018

Desvantagens da energia solar

Apesar de existirem muitas vantagens quando se considera e se trata da energia solar fotovoltaica e de tudo aquilo que ela oferece, deve-se pensar também nas desvantagens da energia solar que ela pode trazer.

Mesmo que atualmente a energia solar não traz benefícios somente para o seu bolso, mas também para o meio ambiente, pode-se dizer que existe o outro lado dessas vantagens quando se pensa em instalar um sistema fotovoltaico seja na sua residência ou na sua indústria.

Assim, seja você um defensor ou não, algo que nunca se pode negar sobre a tecnologia da energia fotovoltaica é que ela tem se tornando um dos assuntos mais comentados atualmente no mundo todo, onde existem aqueles que não a aprovam, apontando todos os seus pontos negativos e as suas desvantagens.

Conheça mais as desvantagens da energia solar

Mesmo muitas das desvantagens da energia solar sendo divulgada atualmente, pode-se dizer que todos os pontos negativos muitas vezes não condizem com a realidade, o que acaba trazendo desinformações que desmotivam as pessoas que estão buscando uma solução mais econômica para poder suprir o consumo de energia elétrica a partir da energia limpa.

Sendo assim, separamos para você algumas das principais desvantagens da energia solar, onde procurar compreender as vantagens e desvantagens da energia solar pode ajudar no entendimento de todas as possibilidades que são ofertadas por essa fonte de energia, além das suas limitações.

Com isso, confira abaixo quais são as principais desvantagens da energia solar:

  • Dentre as principais desvantagens da energia solar pode-se destacas o alto custo que a tecnologia apresenta, especialmente as placas fotovoltaicas, as quais apresentam um nível bem mais avançado de complexidade. Porém, com o passar do tempo, a tendência é que os custos diminuam.
  • Outra grande desvantagem bastante comentada é o fato do armazenamento das placas solares serem ainda pouco eficientes, o que pode ainda ser atenuado com o passar do tempo e também com as evoluções da tecnologia.

Mas, por enquanto, esse aproveitamento baixo é capaz de prejudicar ainda mais essa relação custo-benefício de todos os equipamentos de energia solar.

  • Além disso, segundo alguns críticos, outra desvantagem da energia solar é em relação a produção dos equipamentos, pois as placas solares necessitam de uma enorme extração de minérios, principalmente o zinco.

Dessa forma, com o grande uso dessas placas, existe uma demanda grande por matérias-primas, o que pode se tornar ainda mais intensa e ajudar com as políticas não sustentáveis em relação a extração dos minerais, o que causa diversos prejuízos ambientais, além das questões econômicas nos locais em que são produzidos.

Com isso, o maior uso da energia solar necessita também de muitas medidas de controla em relação a geração das matérias-primas, pois caso isso não ocorra, os impactos no meio ambiente podem ser intensificados.

  • Outra desvantagem bastante comentada é em relação ao alto custo de aquisição, onde as células solares e os painéis que são precisos para o aproveitamento da energia solar apresenta um alto custo para serem adquiridos.

Mas, mesmo levando em consideração a vida útil deles, os quais são maiores que 30 anos, o custo ainda continua bastante competitivo.

  • Vale lembrar ainda como principal desvantagem que a energia solar não pode nunca ser aproveitada durante a noite, pois os painéis solares necessitam de luz para a geração de energia elétrica, ou seja, durante a noite eles não funcionam.

Dessa forma, é preciso que você ainda continue conectado na rede ou até mesmo compre um caro banco de baterias para armazenar a energia para ser utilizada durante a noite ou em algum dia de chuva.

Portanto, pode-se perceber que é bastante perceptível as diversas desvantagens da energia solar, o que muitas vezes causa dúvidas nas pessoas se elas podem ser vistas como vantajosas para serem utilizadas e sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *