Close

04/12/2018

Dá para aquecer piscina com energia solar?

Uma das paixões de todo brasileiro é estar dentro da água. Uma das possibilidades de se ter isso em casa é tendo uma piscina, mas a água fria não agrada a todos. A energia solar poderia ajudar?

Bem, existe essa dúvida, uma vez que muitos dizem que a energia solar atende a uma série de fins e ajuda em uma grande variedade de objetivos, mas não conhecemos de fato todas as suas possibilidades.

Assim sendo, a seguir nós vamos falar mais sobre energia solar e se ela pode ou não ajudar a aquecer a piscina da sua casa, ou de um clube, por exemplo. Vem conferir e se impressionar!

Sim, é possível aquecer a água da piscina com energia solar

Ao contrário do que você poderia estar achando é perfeitamente possível aquecer a piscina contando com energia solar. Aliás, o sistema fotovoltaico costuma apresentar melhores resultados que o sistema térmico, que por muito tempo foi o mais utilizado para esse tipo de objetivo!

A seguir faremos um comparativo do aquecimento que se alcança com o sistema térmico e o fotovoltaico, que é baseado exclusivamente no uso de energia solar:

  • De modo geral, os sistemas térmicos funcionam bem para aquecer a água do banheiro e da cozinha, mas na piscina só conseguem elevar a temperatura em 5 graus, o que acaba sendo muito pouco quando consideramos determinadas épocas do ano, onde se faz mais frio, como o outono e o inverno;
  • O sistema fotovoltaico, por outro lado, permite o aquecimento por impacto, e é possível aquecer a água em até 14 graus em determinados casos, o que acaba sendo muito mais satisfatório e interessante para os usuários da piscina em questão;

Outras vantagens do uso de energia solar para aquecer piscinas

Talvez você pense que só o nível de aquecimento determina as vantagens para usar o sistema fotovoltaico para aquecer as piscinas, mas isso está bem longe de ser verdade.

Existem outras razões para você apostar no uso da energia fotovoltaica e não da energia térmica para aquecer a piscina, dando um passo decisivo para o futuro. Apresentaremos esse motivo agora:

  • A energia térmica precisa ser usada assim que é gerada;
  • A energia fotovoltaica pode ser usada mesmo cinco anos depois do seu armazenamento, e mesmo durante o seu período de uso ela também pode ser utilizada;

Os vários benefícios de você apostar na energia solar

É claro que não são esses os únicos benefícios que aqueles que apostam na energia solar encontram, muito pelo contrário. Existem várias questões que abalizam o uso desse tipo de energia, não há nenhuma dúvida.

O problema é que como ela ainda não é muito conhecida a maioria das pessoas ignora as suas potencialidades e possibilidades, mas abaixo vamos apresentar mais vantagens para quem prefere a energia solar não apenas para aquecer piscinas, mas para a vida:

  • A energia solar é muito mais barata – Sim, a economia dela é enorme, especialmente se compararmos a energia que advém de outras fontes, como as hidrelétricas;
  • A energia fotovoltaica é bastante limpa – Ela não deixa nenhum tipo de resíduo na natureza, e é válido apontar que também não apresenta nenhum prejuízo em termos de poluição visual ou poluição sonora;
  • A energia solar é sustentável – Ela vem de uma fonte inesgotável, então não precisamos nos preocupar em estar gastando um resíduo que cedo ou tarde vai se acabar. Além disso, ela não atrapalha a nossa fauna ou a nossa flora;

Ou seja, não faltam motivos para considerarmos a adesão a energia solar. Também não vem faltando estímulo, uma vez que os governos de vários estados brasileiros têm oferecido subsídios para os que decidem se engajar nessa causa.

É claro que esse é um processo longo e cheio de etapas, mas a verdade é que cada vez mais pessoas abraçam esse movimento, aproveitando tudo de bom que esse tipo de energia tem a oferecer.

Como você pode ver usar energia solar não é interessante apenas nas piscinas, mas também é muito benéfico em vários cenários, como nas residências, nas indústrias e nas empresas. Se você tem dúvidas a respeito não tema e se jogue nessa iniciativa, porque você só vai ganhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *