Close

18/12/2018

Como instalar energia solar?

Já pensou saber de fato como instalar energia solar na sua casa e se ver livres das abusivas contas de luz que tanto nos atormentam todos os meses?

Pois saiba que usar a energia solar na sua casa está se tornando um processo cada vez mais acessível, sendo até mesmo uma forte tendência que poderá dominar o mercado em alguns anos!

Por mais que pareça uma ideia até mesmo complicada ou distante da nossa realidade atual, atribuir a esse tipo de sistema pode ser algo mais simples e rápido do que muitos imaginam!

Isso porque o sistema de energia solar conta com um aliado simplesmente imbatível – o sol!

Mesmo diante de todos esses aspectos, é muito possível que você esteja se perguntando como é possível fazer esse tipo de instalação na sua casa!

Muitas pessoas certamente já se fizeram ou ainda farão essa pergunta, e isso é absolutamente normal, visto que estamos falando sobre uma espécie de revolução no sistema de energia que temos acesso!

Para poder responder essa e outras perguntas, é fundamental entender antes de tudo com de fato funciona a energia fotovoltaica e como é feita a transformação da energia do sol em energia elétrica!

como instalar energia solar – o passo a passo para entender como se render a essa possibilidade tão promissora!

Primeiramente é importante salientar que o processo consiste na captação da luz do sol! Isso é feito por meio do uso de painéis, chamados painéis fotovoltaicos.

Eles têm a missão de fazer a transformação da energia solar em energia elétrica e isso é possível em decorrência da movimentação dos elétrons que se intensificam por conta da incidência da luz solar, gerando finalmente energia.

Esse tipo de sistema não somente permite uma substancial redução da conta de luz, como também é uma tendência absolutamente sustentável, que ajuda a preservar o meio ambiente.

Para lhe ajudar o entendimento de como instalar energia solar, confira abaixo apenas 5 passos básicos para atribuir o sistema na sua residência:

  • Verificação da incidência de luz solar: a energia pode até mesmo ser gerada em dias mais nublados, pois o sistema usado são os painéis fotovoltaicos. Mas, para que isso seja possível é preciso ter essas placas instaladas em um local apropriado. Por isso, antes de iniciar a instalação deve ser feita uma analise geográfica do local!
  • Analise de custos: como há uma série de formatos de sistemas fotovoltaicos, é necessário buscar um pouco de informação sobre as possibilidades e ainda entender os custos envolvidos. É importante ainda fazer uma analise acerca da vida útil, pois isso ajudará a entender se o investimento vale a pena para suas necessidades atuais.
  • Priorize contratar uma empresa ou profissionais qualificados: Com conhecimentos dos aspectos citados acima, é hora de encontrar um bom fornecedor que fará o processo de instalação. Como a instalação acaba sendo feita no telhado, é importante que se faça uma analise prévia para evitar problemas futuros.
  • Peça o parecer de acesso: com o sistema fotovoltaico devidamente instalado é preciso agora considerar o pedido do parecer de acesso, que basicamente se refere a um documento formal que possui todas as informações acerca das condições de acesso da energia local. Esse documento é obrigatório e ainda tem a responsabilidade de indicar todos os dados técnicos que visam a conexão da instalação para produção de energia.
  • Mantenha sempre atento quanto à instalação: É importante certificar que todo o processo de instalação seja feito por meio da contratação de uma empresa realmente gabaritada, pois isso lhe ajudará a evitar possíveis dores de cabeça! Além disso, certifique sobre as garantias, visto que o sistema pode ter uma de até 25 anos se todos os procedimentos adequados forem adotados!

Essas foram às dicas para saber como instalar energia solar! E você, o que achou delas? Aproveite para compartilhar esse conteúdo para que outras pessoas possam se informar sobre esse assunto e considerar adotar esse sistema em sua residência também!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *