Close

21/06/2018

Como funciona a energia solar?

Você sabe como funciona a energia solar? Pois, saiba que esse é um sistema que permite a geração de uma energia totalmente limpa e renovável, que não somente agrega benefícios para seu bolso, mas também, para o planeta!

O uso desse tipo de energia é um excelente investimento, pois até mesmo pode agregar mais valor para a sua propriedade, bem como tornar possível que você gere sua própria energia elétrica.

Outro ponto positivo é que o fato de gerar sua própria energia limpa permitirá que você simplesmente consiga fugir dos elevados valores praticados nas contas de consumo da rede elétrica tradicional.

E isso por si só já evidencia que se trata de um excelente investimento, que pode ser recuperado em um curto prazo de tempo visto que seu gasto mensal será de praticamente zero!

Quer entender passo a passo como de fato como funciona a energia solar? Então continue conferindo o conteúdo que virá a seguir e entenda os principais aspectos necessários para se render a esse sistema do futuro!

Como funciona a energia solar – saiba como é o passo a passo do sistema de energia solar fotovoltaica!

Confira abaixo um breve passo a passo básico para poder entender como funciona a energia solar:

  • O painel solar gera energia fotovoltaica: ele tende a reagir em decorrência da incidência da luz solar e assim produz energia elétrica. Os painéis podem ser instalados acima do telhado de uma residência e ainda devem ser conectados uns aos outros!
  • O inversor solar para conversão de energia: é esse item que permite fazer a conversão da energia solar para os painéis fotovoltaicos, fazendo com que se transforme em energia elétrica. Essa energia pode ser amplamente usada em residências ou até mesmo em empresas, promovendo uma maior economia!
  • A energia solar é distribuída no local da sua instalação: toda a energia que sai do inversor solar deverá seguir até o ponto do quadro de luz. É aí que deverá ser feita a distribuição para os ambientes da residência ou empresa que contem com o sistema, reduzindo no final das contas a energia que é comprada das distribuidoras em atividade no país.
  • Ela poderá ser usada para ligar aparelhos eletrônicos e demais utensílios: Essa energia solar poderá ser usada tranquilamente para ligar os aparelhos da sua casa ou empresa, bastando apenas que eles estejam conectados à tomada!
  • Sobre o que ocorre com o excesso de energia: quando acontece um excesso de eletricidade, ela deverá retornar à rede elétrica por meio do relógio de luz existente no local. Esse relógio de luz deverá fazer a medição da energia que vem da rua e que é consumida em períodos onde não haja sol. No caso da energia solar que for gerada de forma excessiva (que pode ser em períodos de maior incidência solar) ela deverá ser injetada junto à rede de distribuição, virando “créditos de energia” que poderão ser usadas no período noturno ou em alguns meses. Isso quer dizer que você estará produzindo energia limpa e ainda não terá gastos com luz!

Como ficou evidente, o processo não requer uma elevada complexidade, sendo uma aposta bastante assertiva para o futuro, uma que o impacto para o meio ambiente é nulo.

Além disso, cada vez mais os custos provenientes desse tipo de investimento estão se tornando acessíveis para as pessoas, o que garante uma maior concorrência no mercado e valores ainda mais atraentes.

Esse aspecto ainda é interessante uma vez que quanto maior for a concorrência mais serão feitos investimentos em tecnologias e inovações no sistema, o que garantirá uma eficiência ainda mais presente!

Essas foram as informações pertinentes acerca de como funciona a energia solar – aproveite para se aprofundar mais nesse assunto lendo também o conteúdo do artigo Gerador de energia solar, o que é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *