Close

13/11/2018

O que é energia eólica?

Ultimamente tem se falado muito sobre a geração de energia sustentável, e nesse prisma a que se utiliza dos raios solares está definitivamente em alta, mas a energia eólica também vem recebendo cada vez mais olhares por parte da sociedade.

Muito embora ela seja muito menos comentada que a energia solar ela tem grande valor e importância, podendo agregar muito ao nosso país, tanto em termos econômicos quanto em termos ambientais.

A seguir nós falaremos mais profundamente sobre energia eólica e tudo que você precisa saber para entender os seus conceitos e as suas questões. Vem conferir!

Entenda o que é a energia eólica

A energia eólica não é conhecida apenas por esse nome mais científico, mas também por outro bem mais popular, que é “energia dos ventos”. Provavelmente você deve imaginar o que a define, mas vale a pena conceituarmos aqui, para deixar tudo mais claro:

Podemos definir esse tipo de energia como a energia que está presente na massa de ar, que pode ser aproveitada para a geração de energia elétrica a partir da indução eletromagnética, ou por atividades mecânicas, como bombeamento de água e trituração de uma série de tipos de grãos.

Para que a energia eólica seja devidamente aproveitada é necessário contar com equipamentos que a partir do contato com o vento ajudam nesse processo de geração de energia, transformando-a em eletricidade.

Resultados interessantes

Como comentamos previamente a energia eólica não é exatamente o foco daqueles que buscam estudar mais sobre matrizes energéticas que sejam de fato sustentáveis.

Normalmente o interesse geral é de saber mais e mais sobre energia solar, mas a verdade é que a energia proveniente dos ventos vem apresentando resultados bastante positivos nos últimos anos, justificando um maior interesse pela sua produção.

Por exemplo, na primeira metade do ano de 2015 as nossas indústrias conseguiram produzir 114% a mais de energia eólica do que vinham fazendo. O nosso país, aliás, possui usinas eólicas em 3 estados, sendo eles o Rio Grande do Norte, a Bahia e o Ceará.

Conheça os aspectos positivos e negativos desse tipo de energia

Como acontece com qualquer tipo de matriz energética a energia eólica também apresenta pontos positivos e pontos negativos em sua constituição. A seguir nós apresentaremos para você o que faz valer a pena a adesão a esse sistema e o que acaba não sendo tão interessante assim:

  • Durante a geração de energia não são emitidos poluentes em meio a atmosfera;
  • Trata-se de uma fonte de energia bastante barata, especialmente quando compara a energia proveniente das hidrelétricas;
  • Ela é inesgotável, ou seja, vem de um recurso que nunca acaba, o que significa que é renovável e, portanto, sustentável;

Bem, agora você já conhece os pontos que reforçam o valor da energia eólica para aqueles que já estão predispostos a apostar nela. Agora nós temos também que apresentar as questões problemáticas dessa matriz energética, que não são tão pesadas, mas precisam ser conhecidas por aqueles que tem interesse:

  • Esse tipo de energia gera uma grande poluição visual e sonora, justamente por conta dos seus aerogeradores;
  • Os ventos nunca são regulares, e com isso a geração de energia elétrica a partir dessa matriz pode acabar sendo comprometida em algum grau;
  • Ainda não se sabe o motivo disso acontecer, mas é fato que os aerogeradores acabam modificando os hábitos migratórios das aves de uma região;

Quem é melhor, energia eólica ou solar?

Talvez você esteja se perguntando quem vence nesse debate energia eólica x energia solar, mas o fato é que isso depende de uma série de variáveis muito profundas.

Por exemplo, se formos considerar a não intervenção na flora e na fauna a energia solar é superior, uma vez que não prejudica os hábitos dos animais, nem lhes tira o seu lugar de origem.

Além disso, a energia solar também não polui visualmente ou sonoramente o meio ambiente, o que é bastante relevante. Agora, em lugares em que venta muito com certeza a eólica acaba sendo mais interessante.

Como você pode ver a energia eólica é bem interessante e pode ser bastante instigante para você, que está procurando soluções nessa direção específica. Vale a pena conhecer mais desse caminho! Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *