Close

25/09/2018

Placa solar: para que serve?

O termo “placa solar” provavelmente não lhe é estranho, especialmente se você tem interesse por energia solar e já estudou as questões relacionadas a essa matriz energética.

A questão é que para muitos trata-se de uma expressão completamente nova, e vamos combinar que ela precisa ser compreendida uma vez que é fundamental para a geração de energia solar.

A seguir nós vamos explicar mais a fundo o que é a placa solar e para que ela serve. Vem conferir e aprender cada vez mais a respeito desse tipo de energia tão revolucionário na sociedade!

Entenda definitivamente o que é uma placa solar

Como comentamos previamente o conceito de placa solar é fundamental dentro da geração de energia solar, mas não é todo mundo que sabe o que isso quer dizer. Então nós vamos explicar agora o que essa expressão significa:

Uma placa solar é nada mais, nada menos do que um dispositivo utilizado para transformar a energia proveniente dos raios solares em energia elétrica. Eles também são conhecidos como painéis solares fotovoltaicos.

De modo geral, a sua composição é feita a partir da construção de um painel que conta com várias células fotovoltaicas, que tem a capacidade de absorver o máximo de energia solar e assim gerar eletricidade.

O que compõe uma placa solar?

É provável que você esteja curioso para saber o que constitui uma placa solar, e nós vamos te mostrar isso agora mesmo! Entre os elementos que fazem parte desse equipamento podemos elencar…

  • O silício cristalino;
  • O arsenito de gálio;

O arsenito tem uma capacidade de produzir energia bem maior que a do silício, vale apontar, mas o segundo passou a ser usado pelos altos custos envolvendo o primeiro!

Como a placa solar funciona?

Agora você já sabe o que é a placa solar e o que a compõe. O que estaria faltando? Isso mesmo, descobrir do que ela funciona, ou seja, como ela se mostra capaz de ajudar na geração de energia a partir dos raios solares!

Vamos as explicações: tudo começa quando as placas começam a coletar os fótons presentes nos raios solares. Esses fótons podem ser compreendidos como pequenos pacotes de energia eletromagnética, que futuramente se transformação em corrente elétrica.

É claro que todo o equipamento para a geração desse tipo de energia não se limita apenas a esses painéis solares. Existem muitos outros elementos envolvidos no sistema, que garantem o seu funcionamento e eficiência, mas talvez as placas sejam a parte mais destacada, porque de certa forma é a que mais aparece.

Onde a energia solar vem sendo utilizada?

Cada vez mais o Brasil mergulha fundo na área de produção de energia solar, e são muitas as formas de utilizar esse tipo de energia. Há quem pense que somente as indústrias se beneficiam dessa matriz energética, mas isso é uma mentira.

Por exemplo, em locais onde as redes elétricas convencionais não chegam a energia solar acaba sendo uma mão na roda. Além disso, ela auxilia nas telecomunicações, na telefonia rural, ajuda a sinalizar estradas, e claro, quando usada no comércio e nas residências representa uma enorme economia.

A grande vantagem desse tipo de energia é que ela é renovável, ou seja, podemos utilizá-la sem nos preocupar com a sua finitude. Além disso, ela não polui o meio ambiente, não causa desmatamento e realocação da fauna e nem representa a escassez de recursos naturais.

Obviamente a sua instalação pede um investimento considerável, já que a tecnologia relacionada a placa solar e aos demais elementos do sistema de geração de energia a partir dessa matriz não são nada baratos.

Ainda assim, com o passar do tempo esse esforço econômico acaba se mostrando uma ótima opção, uma vez que começa a haver economia na conta de luz e claro, nada paga a satisfação de saber que você está colaborando para que a Natureza siga o seu curso da melhor forma, sem trazer mais dano e prejuízo ao nosso bem mais precioso!

Como você pode ver a placa solar é uma parte importante do sistema de geração de energia fotovoltaica. Agora você já sabe o que ela é, como é constituída e de que maneira funciona, ou seja, pode constatar o seu valor nos dias atuais! Com certeza vale a pena investir, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *