Close

06/09/2018

Placa de energia solar para residência é caro?

Instalar placa de energia solar é cada vez mais uma tendência. Isso porque essas placas promovem economia possuem um grande apelo sustentável. Mas Será que elas custam muito caro?

Uma das questões que ainda deixa muita gente com receio de adotar o sistema de energia solar é justamente o valor. Não podemos negar que a primeira impressão é de que o valor é altíssimo.

Mas a seguir vamos explicar porque instalar placa de energia solar é um bom negócio, e mostrar que pode sair bem mais em conta do que você imagina.

Afinal de contas, instalar placa de energia solar é assim tão caro?

A primeira coisa que você precisa considerar quando se pergunta se instalar placa de energia solar é caro é que estamos num país de altíssima incidência solar.

Ou seja, a matéria prima para que esse sistema funciona existe em abundância por aqui, e é completamente gratuita!

  • Quanto custa placa de energia solar?

Um sistema a base de placa de energia solar de pequeno ou médio porte varia de 15 a 85 mil reais. O que vai determinar o valor é, entre outras coisas, a potência de captação.

Pode parecer um valor muito alto, mas é necessário considerar que ele promoverá uma grande economia, e pode ser pago em parcelas, como a maioria das empresas disponibiliza.

Quem deseja instalar placa de energia solar deve considerar que se trata não de um gasto, mas sim um investimento.

Crescimento do setor tem baixado os preços gradativamente!

A instalação de placa de energia solar é complexa e, por si só, de alto custo inicial. No entanto, conforme esse sistema vem sendo cada vez mais adotado no Brasil, os valores tendem a cair.

Também podemos dizer que os incentivos da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) têm tornado a instalação de placa de energia solar cada vez mais acessível.

Existem também projetos de lei de incentivo para que cada vez mais pessoas utilizem esse sistema. Elas estão em andamento, e visam oferecer benefícios e descontos em impostos para quem utilizar placa de energia solar.

Possibilidade de financiamento é uma facilidade para quem quer aderir

Também não podemos deixar de tocar no assunto financiamento. Hoje em dia bancos federais e privados já oferecem linhas de crédito para quem quer adotar um sistema fotovoltaico.

  • Mas custa o valor de um carro…:

Uma das comparações mais comuns, e que talvez você mesmo esteja fazendo nesse momento, é o valor da placa de energia solar com a compra de um carro.

Sim! A grosso modo você pode utilizar na compra do sistema de energia solar o equivalente a compra de um carro. Mas acredite, o sistema fotovoltaico é muito mais vantajoso.

A primeira coisa que podemos destacar é, justamente, o fator econômico.

Enquanto o carro só lhe trará mais e mais despesas, e para desfrutar dos benefícios você vai ter que gastar muito, a placa de energia solar consiste em apenas um investimento inicial.

Depois que você paga o valor para ter o serviço, você terá um retorno financeiro imediato em descontos na sua conta de luz que podem chegar a 95%.

Também temos que falar sobre a manutenção. Enquanto um carro precisa “ir ao mecânico” com frequência, e a cada visita gera um gasto, a placa de energia solar pode passar anos sem manutenção.

E quando é necessário fazer uma limpeza, ela custa muito barato. Além disso, as placas possuem garantia que podem durar mais de duas décadas.

Mas afinal, vale a pena aderir a esse sistema?

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas se vale a pena aderir a um sistema de energia solar, vamos lhe dizer definitivamente: sim! Vale muito a pena!

Os benefícios serão econômicos e sustentáveis, uma vez que você terá o conforto da energia através de uma fonte renovável.

Então, encare a placa de energia solar como um investimento que vai lhe trazer muitos benefícios. Leia mais sobre isso no conteúdo “vale a pena investir em energia solar?” que escrevemos para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *