Close

07/08/2018

Instalação de placa solar é complexa?

O sistema de energia solar é cada vez mais comum no Brasil. Muita gente se interessa ou já aderiu a esse tipo de serviço. Mas será que a instalação de placa solar é complexa?

Embora não seja um serviço que receba grande incentivo no país, muitas pessoas já escolheram o abastecimento de energia através da luz do sol.

Isso consiste na instalação de algumas placas em local de grande incidência solar, e que atuam transformando essa luz em energia térmica ou ainda para o funcionamento de aparelhos eletrônicos.

Além de ser uma fonte renovável, e, portanto, sustentável, também se trata de uma escolha extremamente econômica. Mas pouco se fala sobre a dificuldade para adesão. Nesse artigo vamos analisar se a instalação de placa solar é algo difícil, e se vale realmente a pena aderir. Acompanhe.

Entenda como acontece a instalação de placa solar

Com as taxas de luz cada vez mais salgadas no Brasil, pensar em uma alternativa que seja ao mesmo tempo econômica e funcional é o ideal. E nesse cenário, a instalação de placa solar pode ser a solução.

Esse processo de instalação pode ser feito de forma mais fácil do que você imagina. Se o receio de passar por uma grande obra é o que lhe impede de conhecer o sistema, não se preocupe.

  • Quem pode fazer a instalação de placa solar?

O mais indicado é que você contrate um profissional para fazer a instalação de placa solar. Uma equipe devidamente equipada e preparada fará isso da maneira correta, e com certeza com alta qualidade.

Veja o que a empresa fará para instalar as placas em sua residência ou negócio

O primeiro passo para que a instalação de placa solar aconteça é o seu interesse por esse sistema. Depois disso, é hora de pesquisar a respeito das empresas que podem oferecer o serviço.

  1. Visita a sua casa:

A empresa então deverá agendar uma visita a sua residência ou ao seu local de trabalho para verificar qual é o espaço onde as placas serão instaladas. A partir disso será possível fazer um orçamento.

  1. Projeto:

Então será feito o projeto da instalação de placa solar no local determinado. Também serão enviadas as informações a respeito de sua placa para a distribuidora de energia local.

  1. Instalação:

No terceiro passo será realizada a instalação da placa solar, de fato, seguindo o projeto que foi desenvolvido no passo anterior.

  1. Homologação:

Por fim a instalação de placa solar realizada em seu espaço deverá ser homologada junto a distribuidora local. Então você já poderá gerar energia solar, e não precisará mais sofrer com os gastos na conta de luz.

Processo simples deve ser realizado por profissionais

A instalação de placa solar deverá ser feita por profissionais. O processo consiste em um projeto que deve ser desenvolvido antes para determinar o local e os detalhes da instalação.

Para isso, um técnico desenha em seu telhado onde serão alocadas as placas, que deverão ser fixadas em trilhos especiais.

  • Vou precisar realizar manutenção no meu sistema de energia solar?

Não se preocupe! Esse sistema é muito resistente, e geralmente passa anos sem necessitar de manutenção!

A manutenção consiste, na verdade, em limpar as placas para que elas continuem captando a luz do sol e transformando em energia.

Isso não custa caro, e pode ser feito em grandes intervalos, já que a chuva muitas vezes faz o serviço de limpeza naturalmente.

O impacto financeiro causado pela manutenção é mínimo. E quando comparado aos benefícios da economia, você verá que vale muito a pena fazer a instalação de placa solar.

As placas de um painel solar também possuem garantia de longo prazo. Geralmente elas são colocadas dentro de um plano de seguro de 25 anos.

Isso quer dizer que durante esse período, se houver qualquer problema técnico, você poderá solicitar os reparos.

Como você pode ver, a instalação de placa solar não é nada complicada. E com certeza vale a pena apostar nesse sistema para conseguir valores mais em conta em seus gastos com energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *