Gerador de energia solar, o que é?

Um Gerador de energia solar, também conhecido como sistema solar fotovoltaico, refere-se a um conjunto de diversos equipamentos que possibilitam a capacidade de se produzir energia limpa!
Em decorrência do desenvolvimento tecnológico das ultimas décadas, um dos aspectos dessa evolução pode ser também atribuído a esse tipo de gerador.
Atualmente uma grande parcela de pessoas em todo o mundo já consegue atribuir a capacidade de gerar sua própria energia elétrica de forma absolutamente sustentável!
Estamos (ainda bem) vivenciando uma época de transição global, onde se constata uma grande revolução acerca de como a energia elétrica deve ser usada de forma mais benéfica.
Não se pode negar que ela se trata de um aspecto vital para a nossa atual realidade – afinal, praticamente tudo hoje em dia depende dela!
Mas, novos parâmetros estão sendo pensados acerca de como seu uso deve, e precisa, gerar menos impacto ao meio ambiente – e uma das formas disso acontecer pode justamente ser concentrada no conceito aplicado à energia solar!
Gerador de energia solar – entendendo melhor o que é!
Primeiramente é importante evidenciar que o Gerador de energia solar não permite gerar energia solar, mas sim recorre ao uso desta para poder gerar um tipo diferente de energia, podendo ela ser térmica ou elétrica.
A energia que vem da luz solar pode ser usada de duas formas distintas e para tanto é preciso também recorrer ao uso de duas tecnologias diferentes.
Isso quer dizer que pode-se contar tanto com a tecnologia solar térmica e também a tecnologia solar fotovoltaica!
Mas, afinal será que as duas são diferentes mesmo? A resposta é sim! Elas são!
Isso porque a térmica, que é por meio do aquecimento solar recorre ao uso de coletores que visam a captação do calor que é derivada da luz do sol – e posteriormente transferi-la para a água e demais tipos de fluídos.
Já no caso da energia fotovoltaica deve-se apostar no uso de placas fotovoltaicas que visam a captação da luz solar para que depois ela seja convertida em energia elétrica.
É preciso também contar com o uso de um inversor fotovoltaico que deverá ser o responsável por fazer a conversão da energia para que ela seja consumida sem problemas em ambientes residenciais.
Portanto, da mesma maneira que um gerador que funcione a diesel, o Gerador de energia solar fotovoltaico também deverá gerar energia elétrica por meio de uma fonte, que no caso, nada mais é do que a luz do sol.
Trata-se de uma fonte absolutamente limpa, renovável, abundante e, acima de tudo, gratuita, sendo sempre acessível a todos nós.
Se tratando do nosso país, que possui um clima tipicamente tropical, essa opção de energia é substancialmente interessante, agregando ainda um grande potencial se comparada com outras fontes possíveis e já praticáveis!
Onde pode ser usado o Gerador de energia solar?
A tecnologia fotovoltaica, devido ao seu poderoso aspecto modular, pode ser amplamente usada em diversos locais diferentes, indo desde de residências, até empresas e grandes industrias!
Nesse sentido, um Gerador de energia solar pode ser instalado em diversos tipos de estabelecimentos e atribuir uma função universal, tendo apenas diferenças relacionadas quanto ao seu tamanho apenas!
Vale destacar que o seu uso de caráter residencial está se mantendo em grande expansão no mercado, pois ele pode ser facilmente adaptado em diferentes padrões de casas, suprindo o consumo necessário.
Embora os números de usuários desse sistema ainda sejam considerados um pouco tímido, ainda assim as expectativas têm grande potencial e espera-se que o uso comece a ir ganhando cada vez mais espaço gradativamente!
Outra visão que tem gerado otimismo a esse mercado é o fato dos valores estarem se tornando cada vez mais acessíveis e isso é muito positivo, uma vez que permite uma concorrência ainda maior.
E isso é ótima, pois quando maior for essa concorrência, maiores serão os esforços para o investimento em novas tecnologias e tendências!
Agora que você já sabe mais sobre o Gerador de energia solar, que tal começar a cogitar a ideia de investir em um na sua casa?