Close

28/08/2018

Energia solar no Brasil: tudo o que você precisa saber

É inegável que o Brasil está atrasado quando o assunto é fontes de energia renovável. Mas ainda assim, esses sistemas têm chegado ao país, e estão cada vez mais em alta. Mas o que dizer sobre a energia solar no Brasil?

Atualmente, o Brasil aposta em placas solares, que são chamadas de fotovoltaicas, para gerar esse tipo de energia através de uma fonte renovável – o Sol.

Mas embora ainda seja um mercado tímido, as previsões são muito positivas. Mesmo em um cenário de crise, o país já chegou a registrar números realmente muito bons de crescimento no setor de energia solar no Brasil.

Entenda melhor como isso funciona, quais são as vantagens e desvantagens, e como andam os investimentos e incentivos para que brasileiros utilizem energia solar.

Energia solar no Brasil: a moda pegou por aqui?

A sustentabilidade é uma tendência. Em diferentes países, as pautas relacionadas ao meio ambiente e sua preservação são destaques em reuniões, debates e conferências.

E nesse cenário, falar da tardia chega da energia solar no Brasil é essencial. São mais ou menos 10 anos de diferença com relação a países como Alemanha e Estados Unidos.

Mas ainda assim, o Brasil tem recebido cada vez melhor essa novidade. E se antes a adesão era minúscula, hoje já podemos contar cerca de 20 mil instalações ao redor do país.

É um número pequeno, com relação ao volume populacional, mas bem expressivo se pensarmos que em 2011 e 2012, quando o sistema fotovoltaico começou a entrar no país, esse número não chegava nem a duas dezenas.

Mas quais são as vantagens de utilizar a energia solar?

Utilizar energia sola no Brasil tem uma vantagem extra: somos um dos países com maior incidência solar durante o ano. Isso significa que um sistema desses pode render muita energia!

Praticamente todas as regiões do país recebem energia durante todo o ano. Isso faz com que a instalação de placas fotovoltaicas seja muito rentável por aqui.

Mas mesmo assim, a adesão ainda é relativamente tímida. Por isso tramitam alguns projetos de incentivo para estimular que cada vez mais pessoas adotem a energia solar no Brasil.

  • Qual a região mais promissora para esse negócio?

Se existe, no entanto, algum local onde esse sistema tem sido implantado com afinco, é na região nordeste do país. Não é para menos: é também um dos locais onde o aproveitamento o sol é mais fácil e intenso.

É possível financiar o serviço no Brasil?

Alguns bancos já oferecem a possibilidade de financiamento para quem quer instalar energia solar no Brasil. O gasto inicial pode parecer alto, e por isso as empresas financeiras incentivam isso facilitando o processo.

Mas o mais importante é entender que ai adotar um sistema de energia solar no Brasil você estará, na verdade, fazendo um importante investimento, que lhe trará bons frutos em formato de economia.

Isso porque, como bem sabemos, as taxas de energia não param de subir. E quando você aposta em energia solar no Brasil pode conseguir uma economia de até 95% em seus gastos com conta de luz.

Sendo assim, mesmo que você precisa investir um dinheiro no começo, para realizar a instalação do sistema, rapidamente terá o retorno em forma de descontos.

Entenda melhor os benefícios econômicos da energia solar no Brasil

Quem adere a um sistema de energia solar no Brasil passa a aproveitar a luz do sol para gerar energia de autoconsumo. Como já dissemos, uma das maiores vantagens é o fato de que você pode obter uma grande economia.

Mas, além disso, podemos listar outros fatores que são extremamente positivos, tais como:

  • Fonte de energia limpa;
  • Valorização do imóvel;
  • Sistema duradouro e seguro;
  • Manutenção de baixo custo.

Então, se você ainda tem duvidas sobre se o sistema de energia solar no Brasil é um bom negócio, acredite: trata-se de um dos serviços mais promissores, e cujo futuro é extremamente positivo.

Leia mais sobre isso no conteúdo exclusivo que criamos sobre energia solar fotovoltaica e o futuro. Entenda melhor quais são as previsões para a energia solar no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *