Close

21/08/2018

Energia solar fotovoltaica e o futuro

Em um mundo cada vez mais preocupado com os recursos naturais, é praticamente impossível não criar expectativas a respeito de energia solar fotovoltaica e o futuro.

Embora esse seja um serviço ainda recente no Brasil, se compararmos com países europeus e os Estados Unidos, trata-se de uma tendência mundial. Cada vez mais países colocam essa pauta como primordial.

A adoção de métodos sustentáveis e fontes de energia renováveis é uma necessidade urgente. E pensando nisso, vamos falar sobre a energia solar fotovoltaica e as previsões para o futuro.

Energia solar fotovoltaica é uma tendência?

Energia solar fotovoltaica é uma tendência em todo o mundo. Das fontes de energia renovável, essa é a mais debatida e mais adotada até o momento.

Um dos motivos é que, diferente da energia eólica, por exemplo, as fontes fotovoltaicas podem ser adotadas em pequenos espaços, desde que haja incidência solar.

Outra vantagem é que esse sistema pode ser facilmente ser instalado. Em 2 ou três dias de serviço, os técnicos e engenheiros entregarão para você o sistema prontinho, sem grandes transtornos e bagunça.

Tudo isso faz com que a energia solar fotovoltaica seja um dos geradores de energia mais promissores.

Já que não podemos imaginar a vida moderna sem o uso de energia, ao menos podemos adaptar isso de forma que seja menos agressivo e mais econômico.

Energia fotovoltaica no mundo: como está esse cenário?

No mundo inteiro, a geração de energia solar fotovoltaica já uma realidade. Ela começou sendo adotada por empresas de grande porte, e hoje já faz parte da realidade de muitos cidadãos comuns.

A China, o Japão e a Alemanha lideram a lista de países que mais investem no sistema. Os Estados Unidos aparecem na quarta posição, provando que a tendência é mundial, e espalhada por diferentes continentes.

O Brasil, embora ainda tenha uma relação tímida com a energia solar fotovoltaica, é um dos países com maior potencial natural para a utilização desse sistema.

Afinal, em todo o país, praticamente nos 365 dias de um ano, temos a luz do sol em muitos momentos do dia. Isso significa que a geração de energia por aqui pode ser intensa.

Mas o sistema mais utilizado ainda é o das hidrelétricas. Embora seja uma fonte de energia limpa, as usinas dependem do nível das represas, e a falta de chuva pode causar apagões, racionamentos e aumento nas tarifas.

Mas as tendências para o setor de energia solar fotovoltaica para o Brasil são muito positivas. Em 2018 o país deve figurar a lista das 20 nações que mais apostam nesse tipo de energia.

O que podemos aguardar para o futuro?

No futuro, esse serviço tende a se tornar cada vez mais popular e acessível. A tendência é que os valores sofram uma boa queda, conforme cada vez mais pessoas forem aderindo a energia solar fotovoltaica.

As autoridades dos maiores países também tendem a fazer cada vez mais apelos e gerar incentivos para que os cidadãos utilizem essa fonte. Isso, é claro, tem a ver com as preocupações ambientais.

Geração de emprego e crescimento econômico: pontos positivos do setor solar extrapolam os debates ambientais!

E não para por aí. Podemos prever que a energia solar fotovoltaica se tornará um setor tão forte e relevante, que será responsável por gerar milhões de empregos pelo mundo.

Com isso, o setor promoverá um grande crescimento econômico para diferentes nações. Isso porque embora seja altamente tecnológica, a energia solar fotovoltaica depende a inteligência humana para a sua instalação.

Então, conforme esse setor cresce, aumentam também as ofertas de emprego para quem tem qualificação no ramo.

A tendência é que as pessoas passem a estocar energia solar em suas residências para autoconsumo, e dependam cada vez menos do fornecimento da rede elétrica de distribuição.

Isso vai resultar em contas mais amenas, cidadãos menos endividados, consumo consciente, meio ambiente preservado, mais emprego e imóveis valorizados. Ou seja: é ganho por todos os lados.

A energia solar fotovoltaica já é uma realidade no Brasil e no mundo. A tendência e as previsões para esse mercado são as mais positivas possíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *