Close

28/06/2018

É possível montar um painel de energia solar caseiro?

Não há como negar que aderir a um sistema de painel solar mais em conta poderá ser sempre uma excelente opção para fugir dos custos cada vez mais caros da energia elétrica que temos acesso. Mas, será que é possível obter um sistema de energia solar caseiro?

É importante destacar que a cada ano que passa as células solares estão ficando com valores cada vez mais acessíveis e por isso essa pode ser uma excelente opção de investimento com retorno garantido!

Com o intuito de otimizar ainda mais os valores provenientes da aplicação desse sistema, algumas pessoas estão procurando promover a instalação do sistema por conta própria.

Mas, será que essa pode ser de fato uma boa alternativa mesmo? – o que muitos procuram com essa iniciativa é encontrar uma alternativa de reduzir os custos das contas residências.

E a melhor forma de conseguir esse objetivo é justamente começando pela redução da conta de energia elétrica.

E como fazer esses painéis? Quer descobrir? Então continue acompanhando mais informações sobre isso no decorrer desse artigo e entenda quais são as medidas que devem ser adotadas.

Painel de energia solar caseiro – saiba como obter células fotovoltaicas!

O que não falta hoje em dia no mercado são tipos de células solares, e você pode escolher a que mais se adequa à suas necessidades!

No mercado você poderá encontrar as células chinesas que permitem garantias de bons resultados e um ótimo custo-benefício – porém essa é uma opção que não apresenta uma longa durabilidade.

Outra opção são as japonesas, que permitem um bom desempenho, bom custo-benefício e uma garantia mais prolongada do que a alternativa anterior.

Já as células solares americanas são reconhecidas também por um bom desempenho, mas diferente das duas opções anteriores o investimento acaba sendo um pouco superior, assim como suas garantias!

A dica aqui é promover sua escolha com uma boa reflexão, levando em conta seu orçamento e também expectativa.

Uma alternativa é fazer a compra de algumas células que você acredite estarem dentro do seu orçamento e no que você almeja do seu sistema de painéis solares.

Procure não investir um grande valor ao menos no inicio – investir entre 1 e 2 metros quadrados em um primeiro momento já pode ser um excelente começo!

É necessário recorrer às ferramentas certas? Entenda mais!

Com as células em mãos é preciso agora cuidar de outros aspectos pertinentes a integração do seu novo sistema de energia solar!

O primeiro passo é considerar um bom cuidado na hora de desembalar cada uma delas, pois elas são frágeis e finas, e podem se quebrar facilmente.

O segundo passo agora é recorrer as ferramentas certas – você deverá providenciar um ferro de solda, solda, pasta de solda e também pastas de remoção para a gordura dos fios.

É necessário ainda obter uma serra, algumas poucas placas de madeira, multímetro para medir a amperagem e a tensão – além disso, cuide de sua proteção não esquecendo do óculos de proteção!

Tenha também uma boa régua e um lápis – ambos serão necessários para lhe ajudar no procedimento.

Hora de planejar seu novo sistema de energia solar caseiro!

Com todo o cuidado possível desenhe linhas nas placas de madeira, colocando sobre elas as células solares.

É importante também estabelecer previamente em qual ambiente da sua casa essas placas poderão ser instaladas.

Na hora de tomar essa decisão, lembre-se que o local precisa receber bastante sol durante o dia – use essa referencia para posicionar os painéis em um local adequado e assim ter um melhor desempenho no final das contas.

Os próximos passos consistem em soldar os fios para as células solares e depois entre si – aqui são necessários alguns procedimentos, e se você tem poucos conhecimentos, vale a pena contar com ajuda profissional.

Como ficou evidente, ter um sistema de energia solar caseiro é totalmente possível, desde que você tome todos os cuidados necessários para que o projeto seja de fato eficiente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *