Close

26/06/2018

Como instalar placa solar sem auxílio profissional?

O aumento excessivo das taxas de energia pode ser o estopim para que você descubra como instalar placa solar. Essa é uma alternativa econômica e funcional.

A adoção de energia fotovoltaica já é uma realidade no Brasil. Muitas pessoas estão apostando nesse sistema como uma estratégia de conseguir gastar menos com a conta de luz.

Mas se você não sabe como instalar placa solar, e nem mesmo se é possível fazer isso sem a ajuda de um profissional, veja quais são as nossas dicas, e entenda quem pode fazer a instalação desse sistema.

Como instalar placa solar? Posso fazer isso por conta própria?

A primeira coisa que você precisa saber para conseguir saber como instalar placa solar é entender completamente a sua conta de luz. É fundamental que você entenda qual é o seu consumo mensal em KWh.

Essa quantidade vem descrita em sua conta. Ela pode aparecer no campo “consumo faturado kWh”, ou ainda “consumo kWh”. É um número simples, sem grandes segredos.

Depois disso você pode usar um Simulador para calcular quanto de energia solar você precisa para suprir as necessidades de sua residência a partir deste consumo descrito na sua conta de luz.

Com isso você vai saber uma média de custo e também uma quantidade de placas necessárias para o seu sistema.

O próximo passo de como instalar placa solar é procurar uma empresa qualificada para conseguir os equipamentos e contratar os serviços.

Procure uma empresa especializada para fazer o trabalho!

É fundamental que você procure uma empresa especializada para realizar esse processo. Não tem como instalar placa solar por conta própria se você não tem experiência técnica ou engenheira.

Veja as razões pelas quais você não deve tentar fazer essa instalação por conta própria, sem contar com o trabalho de uma equipe especializada:

  1. Segurança:

A sua segurança é o fator primordial. Uma equipe especializada conhece os trâmites e possui equipamento adequado de segurança para subir em telhados e realizar todo o processo de instalação.

  1. Homologação e autorização:

Também podemos destacar outro ponto essencial em “como instalar placa solar”. Essas placas precisam der homologadas e autorizadas para uso junto a distribuidora local de energia.

Para conseguir essa autorização, é necessário o intermédio de um engenheiro ou eletrotécnico devidamente registrado. Ou seja, você não conseguirá isso por conta própria.

  1. Qualidade:

Por fim, ma não menos importante, podemos destacar que a qualidade dos serviços não pode ser garantida se a instalação não for feita por profissionais.

Embora não seja uma instalação trabalhosa, ela é complexa, e exige conhecimento. Então não pense duas vezes antes de contratar uma equipe.

Como será o passo a passo para que a instalação seja realizada?

Agora que você já sabe como instalar placa solar, e viu que não é possível fazer isso sem a ajuda de uma empresa especializada, entenda qual é o passo a passo do projeto.

  • Visita do técnico:

A primeira coisa que será feita é a visita de um técnico da empresa que vai fazer a instalação em sua casa ou empresa. Ele verá o local onde as placas podem ser instaladas, e então desenhará um projeto.

  • Contato com a distribuidora:

Em seguida, a empresa deverá enviar as informações para a distribuidora de energia da região, e deve aguardar uma autorização para continuar com o processo.

  • Instalação:

Recebida a autorização, é hora de realizar a instalação conforme o desenho do projeto. Um técnico qualificado saberá exatamente como instalar placa solar, qual é o melhor local e como fazer isso de forma segura e correta.

  • Homologação:

Agora é hora de fazer a homologação das placas, tornando assim o sistema pronto para uso.

Como você pode ver, existem muitos passos para que as placas fotovoltaicas sejam instaladas.

E fazer isso de forma correta exige experiência, cuidado e conhecimento técnico. Nesse caso, somente um profissional deve realizar essa tarefa!

Saber como instalar placa solar vai ajudá-lo a acompanhar de perto o trabalho da empresa responsável, mas não lhe dá autoridade para realizar esse trabalho por conta. Descubra também se placa de energia solar para residência é caro lendo o nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *