Close

05/06/2018

Tudo sobre energia solar em apenas 1 artigo

Atualmente, é interessante que você tenha conhecimento de que a designação de energia solar é o tipo de captação de energia luminosa proveniente do sol e que posteriormente será transformada para ser utilizada, seja diretamente para o aquecimento de água ou como energia elétrica ou mecânica.

Dessa forma, a energia solar pode ser uma excelente opção quando se deseja buscar alternativas que sejam menos agressivas ao meio ambiente, principalmente por que consiste em uma fonte de energia renovável e limpa, não emitindo qualquer poluente.

Em relação ao funcionamento da energia solar, geralmente as placas solares que são utilizadas no sistema de energia solar estão conectadas a rede elétrica, as quais são estruturas que podem ter a sua formação por meio de células de silício tanto policristalinas como monocristalinas.

Saiba tudo sobre a energia solar em apenas 1 artigo

A energia solar é uma fonte considerada como inesgotável em relação ao ponto de vista do ser humano, onde o potencial de energia solar é normalmente exponencial quando se compara com outros tipos de fonte de energia.

Dessa forma, existem algumas principais tecnologias de energia solar, em que pode-se encontrar as mais variadas formas de se aproveitar a energia do sol como fonte de energia renovável. Confira abaixo:

  • A energia solar térmica é considerada como uma energia alternativa e uma tecnologia para que se aproveite a energia solar na geração de energia térmica ou de energia elétrica para o uso tanto nas residências como nas indústrias.
  • O coletor solar ou também conhecido como aquecedor de água solar é uma das formas mais conhecidas para aproveitar energia solar térmica.

Além disso, é bastante usada para o aquecimento de água para banho nas residências e na geração de água quente para usar industrial.

  • Já a energia solar heliotérmica é uma outra forma também de se usar o calor da energia solar para poder gerar energia elétrica, onde na maior parte das vezes se utiliza concentradores, como espelhos, os quais focam a energia em um ponto específico, que pode ser tanto no topo da torre como em um tubo a vácuo, aquecendo o líquido que existe dentro.
  • No caso da energia solar fotovoltaica, ocorre a conversão direta da radiação solar em energia elétrica, onde além de todos os processos citados acima, a energia solar é diretamente convertida em energia elétrica.

Geralmente, a energia fotovoltaica é a fonte de energia mais limpa e que mais tem crescido no mundo, onde ela utiliza de materiais semicondutores, como o silício cristalino para a conversão de luz solar em energia fotovoltaica ou energia solar elétrica.

Quais são os métodos de captação de energia solar?

A energia solar é classificada como diretos ou indiretos, podendo ser classificados tanto como passivos ou ativos. Confira!

  1. O método direto é aquele que necessita somente de uma etapa para poder capturar a energia solar e transformá-la em energia que pode ser usada pelas pessoas, como é o caso da energia solar fotovoltaica.
  2. Já o método indireto é aquele que precisa de duas ou mais etapas para a conversão de energia solar em energia utilizável, onde um exemplo desse tipo é a energia heliotérmica, onde a energia solar é capaz de atingir os espelhos refletores que por sua vez concentram todo o calor em um tubo a vácuo por onde essa água passa.
  3. Já os sistemas passivos são geralmente diretos, e os sistemas ativos funcionam como se fosse uma ajuda de dispositivo mecânico para melhorar o desempenho da coleta de energia solar.

Portanto, os sistemas de energia solar sempre usam de energia limpa e pura do sol, onde a instalação de painéis solares tanto na sua casa como na sua empresa pode ser capaz de combater a emissão de gases do efeito estufa, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis. Além disso, com o uso de energia solar você terá diversos benefícios para o seu bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *