Close

14/06/2018

Energia solar em condomínios

Apostar em energia solar é um jeito moderno de produzir energia sem agredir o ambiente, além de ser extremamente econômico. Embora essa ideia já seja dotada por residências, ela também pode ser ótima em condomínios.

Mas será que é realmente viável fazer a instalação de energia solar em prédios e condomínios?

Podemos dizer que dentre as alternativas de energia renovável que existem hoje no mercado, a fotovoltaica é a mais utilizada. Ela foi facilmente incorporada pelos brasileiros, e está em constante expansão.

Então descubra se é possível fazer a instalação de energia solar em condomínios, e descubra como esse sistema pode ajudar os moradores a terem um consumo mais consciente e sustentável. E acima de tudo, econômico.

É possível fazer a instalação de energia solar em prédios e condomínios?

È possível fazer a instalação de placas solares em condomínios também! Nesse caso, os moradores irão compartilhar o consumo da energia gerada pelo sol.

Mas como é feito esse processo? Como saber se o meu prédio é compatível com a instalação de placas de energia solar?

A primeira coisa a fazer é contatar uma empresa que faça a instalação do sistema. Nesse caso será enviado um técnico até o local para verificar se é possível instalar, e desenhar um projeto.

No projeto serão descritas quantas placas são necessárias para captar a energia necessária para a utilização dos condôminos.

Depois disso, as informações são repassadas para a distribuidora de energia local, e quando tudo estiver acertado, é possível começar a instalação do sistema de energia solar.

Depois dessa aprovação, as placas poderão ser instaladas nos condomínios, e todos desfrutarão da geração de energia solar.

Durante a noite, ou caso a energia gerada não seja suficiente para uso, os moradores voltarão automaticamente a consumir a energia da rede de fornecimento.

Caso a energia solar gerada pelas placas seja excedente, ou seja, ela sobre, então será injetada na rede elétrica, gerando créditos para descontos nas contas que estão por vir.

Existem prédios que não são viáveis para instalação?

Uma das dúvidas mais comuns de quem quer fazer uma instalação de energia solar em condomínios diz respeito à viabilidade disso. Será que existem prédios que não podem receber as placas?

Para que esse sistema seja instalado, é necessário que haja um grande espaço com forte incidência solar. Lá é onde as placas serão colocadas, e onde farão a captação da luz e a conversão em energia.

Existem sim, casos em que o espaço disponível não é suficiente para a instalação do sistema de energia solar. Isso torna o prédio ou condomínio inapto para tal sistema.

Claro que o técnico que faz a visita inicial terá o feeling de verificar se existem outras áreas com grande incidência solar, considerando sempre a quantidade de placas que são necessárias para suprir a demanda local.

Condomínios solares: o que são? Para que servem?

Se por acaso o seu prédio não foi considerado apto para receber energia solar através de um sistema de autoconsumo, não se preocupe. Uma solução está sendo adotada em alguns lugares, e tende a se tornar mais popular.

São os chamados “condomínios solares”. Nesse caso, são áreas imensas com diversas placas solares que fazem a captação.

Uma pessoa pode contratar um lote dessas placas, e assim a energia gerada por ele será compartilhada com a pessoa.

Para isso, no entanto, você deverá procurar por um condomínio solar dentro de seu estado.

A AEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) não permite que essa energia solar seja compartilhada interestadualmente. No Brasil, o Norte e Nordeste são os locais que já possuem esse serviço.

  • Valorização:

Além de ser um sistema sustentável e que gera grande economia, a instalação de placas de energia solar em condomínio traz outra grande vantagem: valorização do imóvel.

É uma tendência que as pessoas passem a buscam cada vez mais por opções mais sustentáveis e econômicas. Sendo assim, quem possui instalação de placas de energia solar terá um maior valor no mercado.

Agora que você já sabe como funciona a energia solar em condomínios, descubra também se é possível instalar placa solar sem ajuda de um profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *