Close

16/10/2018

Energia solar dá muita manutenção?

Muitas pessoas se questionam se energia solar dá muita manutenção, pois acreditam ser um sistema caro e muito trabalhoso de lidar. Felizmente, isso apenas um mito.

Um sistema de energia solar traz muitos benefícios para as pessoas e um deles é sua simples e fácil manutenção. Sem contar o seu enorme custo benefício e ainda poder contribuir para o meio ambiente.

Por isso, cada vez mais está crescendo o número de famílias brasileiras adquirindo um sistema fotovoltaico. E não pense que isso é item de luxo não. Isso é considerado um investimento, onde muitas pessoas podem fazer.

Ainda está em dúvida se Energia solar dá muita manutenção? Então continue acompanhando que nós vamos te ajudar a entender melhor sobre o assunto.

Um sistema de Energia solar não dá muita manutenção

Se você está pensando em adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica, não precisa se preocupar. Esse sistema não precisa de muita manutenção, pois ele é bastante durável.

Sua garantia é de 25 anos, funcionando de forma eficiente e sem ter que trocar partes dele. Ou seja, durante todo esse tempo você poderá usufruir da sua energia solar, dando apenas manutenções periódicas.

Isso não quer dizer que você terá que fazer um monte de reparações. Essas manutenções são feitas apenas para a conservação do aparelho, para que ele possa durar mais tempo.

Como qualquer outro equipamento, é muito melhor mantê-lo conservado para durar 20 anos, do que não gastar nada com ele e durar apenas 10.

A manutenção inclui a limpeza periódica, para que o acúmulo de sujeira não diminua a eficiência do equipamento.

Como fazer a manutenção de um sistema de energia solar

Antes mostrarmos como realizar a manutenção, você deve saber que a forma como é feita a instalação faz toda a diferença. Quando realizada corretamente, a necessidade e a frequência da manutenção reduzem significativamente.

Por isso, você deve saber escolher o local adequado para instalar as placas solares e o modo como irá instalar. O equipamento não pode dificultar o escoamento de água, pelo contrário, deve utiliza-la como fora de limpeza natural.

Tente evitar proximidades com árvores ou algo que possa reduzir a capitação dos raios solares, ou até mesmo pela queda de galhos e folhas no painel.

  • Manutenção preventiva

Essa manutenção consiste em remover a sujeira que acumula nos painéis, diminuindo os riscos de avarias no sistema. Remova galhos, folhas, fuligem, poeira, dejetos de outros animais e tudo mais que estiver nas placas.

O acúmulo de resíduos não apenas reduz a efetividade do sistema como também pode ocasionar manchas nas placas, fazendo com que surjam fungos capazes de deteriorar o painel.

Isso faz com que a vida útil do equipamento reduza bastante. Em relação a limpeza, a água da chuva já faz um grande papel na manutenção. Porém, é sempre importante verificar se há necessidade de limpeza manual.

Caso precise, você mesmo pode fazer. Porém, é necessário seguir os critérios de segurança do fabricante.

Para realizar o procedimento, você deve desligar o sistema e retirar toda a sujeira que ainda está acumulada com pano e esponja macia e água. Não utilize produtos químicos para não prejudicar o sistema.

Os movimentos devem ser suaves e não deve colocar força sobre os painéis.

Prefira dias com temperaturas mais baixas e sem chuva. Você deve limpar o sistema uma vez a cada seis meses, ou até mesmo uma vez por ano, dependendo das condições do local.

  • Manutenção preditiva

Essa manutenção é para verificar a incidência de rachaduras, manchas, arranhões ou indícios de quebra. Isso é para evitar que o aparelho danifique de vez.

Então é feito o reparo desde o início por profissionais para que eles possam restaurar o equipamento, deixando-o em bom funcionamento e sem precisar de manutenção corretiva.

  • Manutenção corretiva

Caso você note baixo rendimento ou qualquer problema no equipamento, é necessário chamar a assistência técnica apara realizar o diagnóstico. Em hipótese nenhuma desmonte o sistema por conta própria.

Agora você não vai se perguntar mais se energia solar dá muita manutenção. Você já sabe que a resposta é não. Por isso, não tenha mais dúvidas e adquira o seu sistema fotovoltaico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *