Close

13/12/2018

Como é produzida a energia solar

Para que se possa saber como é produzida a energia solar é importante antes entender como é que funciona a energia fotovoltaica!

A energia fotovoltaica refere-se a uma energia elétrica que pode ser produzida por meio do uso da luz do sol –  e ainda pode considerar a geração de energia tanto em dias nublados ou até mesmo chuvosos!

No caso, quanto maior for a radiação de luz solar, muito superior poderá ser a quantidade de eletricidade que eventualmente será gerada.

Diante desses aspectos, pode-se se afirmar, portanto que a energia fotovoltaica é justamente a energia elétrica produzida por meio da luz do sol.

Vale salientar que o sistema de conversão da energia do sol recorre ao uso de células fotovoltaicas, podendo ser confeccionadas em silício ou um outro material de caráter semicondutor!

Nesse caso, assim que a luz solar incide na célula fotovoltaica, os elétrons que se fazem presentes no material são colocados prontamente em movimentação, o que garante no final das contas a geração de eletricidade.

Trata-se de uma tecnologia absolutamente comprovada nos dias de hoje, visto que o sistema é anda integrado à rede elétrica que já estamos habituados a usar na nossa realidade.

Como é produzida a energia solar – entendendo o crescimento do uso da energia fotovoltaica!

Durante o ano de 2017 foram instalados aproximadamente cerca de 95 GW de energia solar considerando o ambiente global. O crescimento foi de fato bastante substancial nos últimos anos, e a tendência é bastante promissora!

O total acumulado em magnitude global é de que chegue a mais de 4000.000 GW no decorrer dos próximos tempos!

O ano de 2016 foi um bom ano para consolidar essa visão otimista que vivenciamos atualmente, visto que pode-se acompanhar um crescimento bastante interessante no mercado da China, Estados Unidos e também Índia.

Depois de um período com crescimento exponencial, o mercado europeu também apresentou um crescimento, porém mais modesto no ano de 2017!

A China ainda é um país que lidera o mercado de energia fotovoltaica, sendo seguida de perto pelos Estados Unidos e Japão – todos mercados que só revelam um amplo crescimento e que permite afirmar que são considerados os maiores produtores de energia solar do planeta.

A energia fotovoltaica já é também considerada a terceira mais importante do mundo, perdendo somente para a hidráulica e a eólica, que também são tipos de energias renováveis.

Diante de todos esses aspectos fica evidente que saber como é produzida a energia solar é de suma importância, uma vez que é questão de tempo até que esse tipo de geração de energia poderá ocupar um lugar de destaque no mercado!

Mas, afinal, como é produzida a energia solar?

O processo é bastante simples, sendo que pode ser amplamente instalado desde residências até empresas e grandes industrias sem qualquer tipo de conflito ou diferença quanto a eficiência!

Antes de se fazer a instalação do sistema deve-se avaliar o local onde será possível acomodar as placas fotovoltaicas para captação da luz solar!

Em residências geralmente o processo pode ser feito na parte do telhado, para proporcionar uma maior captação da luz do sol!

O sistema ainda permite um armazenamento de energia, para que a rede seja abastecida durante os períodos onde não ocorra incidência do sol!

Vale salientar que é feita uma integração também junto ao gerador de energia tradicional, sendo que ele pode ser acionado quando houver necessidade.

Outro ponto positivo é que o gerador de energia solar não interfere em nada na rotina da residência ou empresa que é abastecida pela mesma – não gera ruídos ou qualquer outro incomodo!

Agora que você já sabe como é produzida a energia solar, que tal buscar mais orientações e informações sobre esse assunto lendo também o artigo Como Instalar Energia Solar?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *